Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em meio ao debate sobre a liminar concedida pela juíza Flávia Afini Bovo, da 4ª Vara da Fazenda, que atendeu pedido do Ministério Público Estadual - MPE, impedindo a mudança de nome das avenidas Teotônio Segurado e Tocantins para Avenida Governador Siqueira Campos e Avenida Fenelon Barbosa, respectivamente, o vereador Fernando Rezende (DEM) propôs homenagear Henrique Santillo e Jaime Câmara com denominação de novas avenidas.

Rezende aproveitou o debate na Câmara Municipal de Palmas, na manhã desta terça-feira, 11, sobre decisão judicial e apresentou requerimento propondo que o Executivo envie ao Legislativo Projeto de Lei alterando a denominação das avenidas NS 02, para se chamar Avenida Jornalista Jaime Câmara e a LO-02 para Avenida Governador Henrique Santillo.

O vereador justificou a mudança destacando a contribuição dos homenageados na luta pela criação do Estado do Tocantins. “O jornalista Jaime Câmara foi o primeiro empresário da comunicação a acreditar no Tocantins”, discursou o parlamentar, apontando que os veículos da Organização Jaime Câmara fizeram campanha pela criação do Estado.

Sobre o ex-governador Henrique Santillo o vereador lembrou que foi durante o seu governo que o Estado foi criado e que se não fosse a sua postura francamente favorável a criação do Tocantins não teria passado na Constituinte.

O presidente da Casa vereador Wanderlei Barbosa (PSB) elogiou a iniciativa do colega por prestar uma homenagem a duas personalidades que tiveram profunda ligação com o Tocantins. “Homenagem justa a dois nomes que tem uma grande importância para a história do Tocantins”, completou o presidente, sugerindo ao autor da proposta que em vez de requerimento ele entre com Projeto de Lei propondo a mudança.

Fernando Rezende aceitou a sugestão e informou que vai trocar os requerimentos por projetos de lei. Os vereadores Hermes Damaso (PDT) e Divina Márcia (PTN) pediram para subscrever os dois projetos.

Julgamento do mérito

Ainda durante o debate tenso que dividiu o plenário e provocou muita polêmica, os vereadores ponderaram que é necessário aguardar o julgamento do mérito da questão para que a Casa possa tomar alguma posição.

O líder do governo na Câmara vereador Ivory de Lira (PT) discursou dizendo que viu com naturalidade o posicionamento da justiça e prevê que no final vai prevalecer a decisão do Parlamento que aprovou os projetos de lei do Executivo propondo a mudança.

Da redação com informações Dircom/AL