Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Projeto Piano Brasil V com Miguel Proença, uma iniciativa cultural que se realiza há cinco anos consecutivos em âmbito nacional, estará na próxima sexta-feira, 14, no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas, com apresentação do pianista, às 20h30. Este ano, ele está percorrendo 20 cidades, de todas as regiões, num esforço de popularização da música erudita.

Para a quinta edição do Piano Brasil, Miguel Proença programou A Dança dos Espíritos Abençoados, de Gluck Kempff, Noturno e a peça lírica Op. 65 número 6, de Grieg,; Mazurkas Op. 68 número 2, Op. 24 número 2, Op. 17 número 4 e Fantasia Op. 49 em fá menor e Polonaise Op. 40 número 1 em lá maior, de Chopin; as peças líricas Anhelo, Valsa, Diálogo e Galhofeira, de Alberto Nepomuceno; o estudo – Op. 2 número 1, de Scriabin; o Prelúdio Op. 32 em sol sustenido menor e o Etude Tableaux Op. 39 número 5, de Rachmaninoff; e La Soirée dans Grenade, La Cathedrale Engloutie, Gal Lavine – eccentric, e L’Isle Joyeuse, de Debussy.

O artista

Doutor em Música pela Escola Superior de Música de Hannover (Alemanha), membro do corpo docente do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ex-secretário de Cultura do Município do Rio de Janeiro, Miguel Proença é um artista em evidência no meio musical brasileiro há 40 anos, reconhecido como instrumentista por críticos nacionais e estrangeiros. Nascido em Quaraí (RS), município limítrofe entre o Brasil e o Uruguai, está radicado no Rio de Janeiro e já atuou em todos os Estados brasileiros e em diversos países da Europa, Ásia e Américas, como camerista (em duos com Salvatore Accardo, Jean-Pierre Rampal, Leonard Rose, Paul Tortelier, Arto Noras, Janos Starker, entre outros) e solista.

Lançou inúmeros CDs de repertório internacional pelo selo Vox Classics, da Alemanha, com sonatas de Schubert e Chopin e pelo selo M.A Music International, o CD Brazilian Impressions. Miguel Proença é um artista Steinway e figura no “Wall of Fame “ da Steinway&Sons em Hamburgo, Alemanha.

Em 2003, 2004 e 2005 realizou inúmeros recitais na Europa e no Japão.

Em 2004 e 2005 participou como membro do júri dos concursos: 5th International Tchaikovsky Competition em Tóquio, Japão; Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta em Lisboa, Portugal e do XLVII Concurso Internacional de Piano – Premio Jaén, Espanha. Em 2006, juntamente com a atriz e cantora Bibi Ferreira, lançou o disco Tango, pelo selo Biscoito Fino –, escolhido como “Melhor Disco de Língua Estrangeira”, no Prêmio TIM de Música Brasileira. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Líderes e Vencedores, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, e o Prêmio Destaque Gaúcho, conferido pelo Programa Destaque Gaúcho.