Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: André Camargo

A proteção dos parques ambientais do Tocantins foi o teor central da conversa entre o senador João Ribeiro (PR) e Gino Machado, coordenador no Tocantins do programa ARPA - Áreas Protegidas da Amazônia, do Ministério do meio Ambiente. O encontro se deu na semana passada, na quinta-feira dia 06, em Brasília.

Ribeiro ouviu um relato do pesquisador sobre as ações de proteção ao bioma amazônico no Estado sob responsabilidade do programa ARPA.

Segundo o senador, para combater a deterioração dos parques naturais do Tocantins é necessário que os próximos governos priorizem ações conjuntas entre turismo e proteção do meio ambiente. Para Ribeiro não basta abrir os parques e promover divulgação a nível nacional e internacional como é feito no Jalapão.

Ribeiro solicitou a Gino Machado uma análise das atuais condições de proteção dos parques de Lajeado e do Cantão. Pediu também que o pesquisador apresentasse um relatório do que se passa no monumento natural das arvores fossilizadas, no município de Filadélfia, no Norte do Estado.

Gino Machado, que trabalha a cinco anos no Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, em gestão de áreas protegidas, confirmou ao senador a necessidade da maior presença do governo para tratar a questão. “O Tocantins necessita de uma verdadeira política de desenvolvimento que contemple programas e projetos de turismo com respeito ao meio ambiente”, diagnosticou.

Para Gino Machado, corre-se um constante risco de danos irreversíveis para o patrimônio do Estado, pois os maiores atrativos turísticos estão dentro das unidades de conservação e proteção ambiental integral.

O pesquisador, que também é ligado à Universidad de Las Palmas de Las Canarias, na Espanha, disse ao senador que o próximo governador do Estado deve pelo menos criar um quadro próprio de técnicos para o Naturatins e para órgãos de turismo do Estado. Para ele, "é essencial que o órgão de fiscalização do meio ambiente deve ter ao menos, pessoal concursado e salário adequado", afirmou.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa João Ribeiro