Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Canoístas de todo o país começam a se preparar para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, que acontecerá dentro das comemorações do 8º Aniversário do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães, dias 21, 22 e 23 de agosto, na Praia da Graciosa, em Palmas. O evento, que movimentará mais de 200 atletas de nível nacional e internacional, será a única seletiva que antecede o Mundial de Canoagem, realizado na cidade de Crestuma em Portugal, de 16 a 20 de setembro.

No Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona serão disputadas provas com distância que vão de 3 a 35 km, nas diferentes categorias de idade padronizadas pela Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa. Para este evento serão selecionados atletas com idades de 17 a 35 anos, distribuidos em 35 provas, para fazer parte da seleção que representará o Brasil no Mundial, os atletas deverão cumprir dois critérios: chegar como 2º colocado na prova e atingir determinado tempo, determinado por critérios técnicos. A idéia é superar o número de atletas do último Brasileiro, que aconteceu em Brasília, em 2008.

Quem estará marcando presença nesta seletiva que antecipa o Mundial é o canoísta brasileiro Sebastian Cuattrin, maior nome do esporte no país e que já representou o Brasil em quatro olimpíadas, além de toda a diretoria da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa.

Nas competições de maratona, uma das modalidades mais praticadas na região devido aos seus grandes rios, como o Tocantins e Araguaia, o competidor percorre uma longa distância designada sem padrões prescritos e pode também, se necessário, carregar sua embarcação por um obstáculo intransponível ou por terra. Mais informações no o site www.cbca.org.br.

3ª Copa Centro-Oeste de Triathlon

Ainda dentro da programação do 8º Aniversário do Lago, será realizada, juntamente ao Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, a 3ª Copa Centro-Oeste de Triathlon/3ª Copa de Triathlon do Lago de Palmas, no dia 22 de agosto, às 14h, na Praia da Graciosa, em Palmas.

A prova tem como característica o padrão Sprint, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, e contará com a participação de atletas de todo o país, que já participaram, inclusive, do Iron Man 2009.

Visando preparar melhor os participantes da prova, foi realizada no último dia 6 de agosto, na Academia Personal Trainner, uma clínica de triathlon ministrada pelo atleta Santiago Ascenço, onde foram dadas dicas, explicações sobre regras e trajetos da prova.

Estarão competindo nomes como Santiago Ascenço e Mariana Ohata. O objetivo da Investco ao realizar atividades na praia é incentivar práticas esportivas saudáveis que unem qualidade de vida, lazer e o uso consciente dos recursos naturais que formam o reservatório.

Fonte: Assessoria de Imprensa Investco