Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Tocantins teve crescimento de 27,9% no saldo da balança comercial no período de janeiro a julho de 2009, desempenho que o coloca na liderança do ranking na região Norte do país e entre o seleto grupo dos sete estados brasileiros que apresentaram saldo positivo no período.

O maior índice de crescimento no país coube ao Piauí, com 124,57%, seguido do Rio Grande do Sul com 69,9% e Paraná com 69,2%. No total, o Tocantins ocupa o quarto lugar geral com 27,9%, vindo a seguir Mato Grosso, com 27,1%, Amapá, 11,1%, e Rio Grande do Norte com 2,85%. O saldo da balança comercial do país no mesmo período registrou média de 15,4%.

As exportações tocantinenses mostraram crescimento de 15,3% de janeiro a julho/2009, enquanto as importações tiveram um recuo de 3,11%. Esse crescimento reflete uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos e ao longo de 2009. O Estado verifica saldo positivo em sua balança comercial desde o ano de 2002.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio do Tocantins, Eudoro Pedroza, esse resultado é bastante favorável, se considerada a redução dos preços das commodities no mercado internacional, devidamente compensada pelo aumento do volume das exportações tocantinenses. Ele também ressalta que a tendência de superávit nas exportações deve persistir para os próximos anos, com o reaquecimento da economia mundial. "No Tocantins, com o crescimento das atividades produtivas e o desenvolvimento industrial, as perspectivas são promissoras", destaca.

Fonte: Secom