Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Contrariando a tendência brasileira de queda no consumo de energia elétrica, o Tocantins tem apresentado um significativo crescimento no consumo. É o que aponta o consumo de 107.283 MWh (megawatthora) de energia elétrica, requerido em julho, que representa um crescimento de 12,9%, em relação ao mesmo período do ano passado.

“As classes de consumo residencial e comercial tiveram o desempenho positivo fortemente incentivado pelas altas temperaturas registradas (+ 5 graus, em média, em relação a jul/08), enquanto que a classe industrial (que teve crescimento de +19,4%) conta com a contribuição de novas unidades industriais no Estado, bem como a retomada do consumo dos frigoríficos”, avalia o vice-presidente de Mercado e Relações Institucionais da Rede Energia, holding da Celtins, José Antônio Sorge.

A região Norte apresentou uma queda no consumo de 0,2%, enquanto as regiões Sudeste e Centro Oeste tiveram queda de 2% e a região Sul de 3%. A única região que teve crescimento, de 1,7%, foi a região Nordeste, segundo dados da ONS – Operador Nacional do Sistema - divulgados pela Agência Reuters.

Outro resultado positivo alcançado pela Celtins foi o índice de perdas no sistema de distribuição de energia que, no mês passado, foi de 14,96%, 1,19 pontos percentuais a menos que no ano passado. “Esse resultado é fruto de ações permanentes da Celtins no combate à perdas como o corte de gambiarras e investimentos em equipamentos mais modernos. Tudo isso reflete inclusive nas reduções de tarifas conseguidas nos dois últimos anos”, observa Alan kardek Moreira, Superintendente Comercial e de Serviços Operacionais da Celtins.

Fonte: Assessoria de Imprensa Celtins