Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a construção da Usina Hidrelétrica Estreito e as ações desenvolvidas pelo Consórcio Estreito Energia - CESTE, foi desenvolvido o Ceste Móvel, que é um veículo tipo van, que percorre os 12 municípios da área de influência direta do empreendimento. Já são mais de 20 mil km percorridos, onde foram realizados cerca de 4.500 atendimentos.

Na nova etapa do Ceste Móvel, chegou a vez dos alunos das séries iniciais, ou seja, de 1º a 4º séries do ensino fundamental, serem beneficiados. Estão previstas visitas a escolas nas áreas rurais e urbanas, gerando uma média de atendimentos de 25 alunos por turma, num total de oito turmas por município. Dessa forma, aproximadamente 200 crianças de cada município receberão informações, com uma linguagem adequada à sua faixa etária, sobre o empreendimento e os benefícios gerados por ele.

De acordo com a Gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, a ideia de disseminar as informações também junto às crianças surgiu durante outras ações comunitárias do Ceste Móvel, que também já levou informações do empreendimento para alunos das séries finais. “Com mais essa etapa do projeto, o Ceste amplia o acesso à informação, permitindo que um número maior de pessoas conheçam as ações desenvolvidas e os benefícios trazidos pela UHE Estreito”, declara.

A ação é realizada tendo por base metodologia multidisciplinar, que leva em consideração a prática observada no cotidiano do trabalho de campo e as características específicas atribuídas pelos próprios alunos ao trabalho. Junto às crianças, nessa atividade, é exibido um vídeo sobre energia elétrica, com uma linguagem fácil e didática, onde são passadas informações sobre a geração, transmissão e utilização da energia.

Após exibição do vídeo, é realizada uma didática com os alunos que são motivados a produzir desenhos, posteriormente disponibilizados em painéis, onde são trabalhados os temas abordados no vídeo, com ênfase nos benefícios gerados pela energia elétrica.

As atividades do Ceste Móvel com as séries iniciais do ensino fundamental na área de abrangência da UHE Estreito tiveram início na primeira semana de agosto e já foram desenvolvidas nos municípios de Carolina, Estreito, Filadélfia e Goiatins. “Muito boa essa iniciativa de trazer informações sobre a hidrelétrica, com o projeto Ceste Móvel, principalmente para crianças de um bairro tão carente”, ressaltou Iraceles dos Reis, coordenadora pedagógica da Unidade Escolar João Castelo, de Estreito (MA).

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito