Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

“O baixo custo da reciclagem dos entulhos da construção civil é a melhor forma de se iniciar um programa voltado para a reciclagem dos resíduos urbanos gerados. Apesar dos baixos investimentos e simplicidade da técnica de reciclagem dos entulhos, pouco se tem visto com relação a esta prática.”

O pensamento faz parte da justificativa do projeto de lei que cria a política de reciclagem de entulhos da construção civil para todos os municípios tocantinenses, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) e que deverá entrar na pauta de votação na próxima semana.

De acordo com o deputado Carlos Gaguim, a idéia do projeto é incentivar em cada município a criação de indústrias voltadas para a reciclagem de materiais provenientes dos entulhos da construção civil, incentivar o desenvolvimento dos materiais recicláveis , além de estimular em cada município a realização de coletas seletivas de lixo. O reaproveitamento teria como principal destinação a construção de casas populares.

O projeto já recebeu parecer favorável do relator, deputado Zé Viana (PSC), que entende que a “constituição de unidades de reciclagem de entulhos provenientes da construção civil (conforme prevê o projeto) estará dificultando de forma direta e eficiente a formação de lixões e, concomitantemente, provocando geração de empregos diretos e indiretos nos municípios tocantinenses”.

Carlos Gaguim lembra que normalmente, salvo regiões bastantes características, os entulhos da construção civil compõem-se de produtos cerâmicos, argamassas, concretos endurecidos, madeiras, materiais este que, além de serem inertes, apresentam boa resistência mecânica.

De acordo com o deputado, os entulhos podem, com investimentos relativamente baratos, serem reciclados e reutilizados na própria construção civil, através da confecção de peças pré-moldadas de concreto ou argamassa, concretos não estruturais, bases de pavimentos aterros, etc.

 Fonte: Dicom/AL