Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Aconteceu ontem, terça-feira, 23, na Câmara Municipal de Aliança do Tocantins a primeira reunião para formação da comissão censitária do município. Estiveram presentes secretários municipais, vereadores e líderes comunitários.

De acordo com o Gerisvaldo, coordenador da sub área, que inclui Aliança, todas as pessoas que participaram da reunião já fazem parte da comissão municipal. “Essa comissão deverá se reunir ordinariamente cinco vezes até o final do censo e em ocasiões extraordinárias se for preciso”. O coordenador adiantou que as comissões terão um papel fundamental no Censo para permitir o acompanhamento dos trabalhos locais possibilitando maior transparência nas etapas das operações.

Em 2010, o IBGE vai realizar o XII Censo Demográfico, quando deverá ter um retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das características socioeconômicas que fornecerá informações sobre o país para o planejamento público e privado da próxima década. Segundo o IBGE, o Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos quantos somos e como vivemos.

Em outubro será divulgado o edital para o processo seletivo para o cargo de recenseador, nível fundamental de escolaridade. As provas devem acontecer no mês de novembro.

Fonte: Ascom pref. de Aliança do Tocantins