Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou através de nota nesta terça-feira, 1º de setembro que devido à constatação pelo Ministério da Saúde da transmissão sustentada do vírus da gripe A (H1N1) no país, no mês de julho, todos os protocolos de atendimentos, condutas de identificação, investigação e manejo de casos de síndrome gripal sofreram alterações. Agora qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe pode ser considerada um caso suspeito da Influenza A (H1N1) conforme avaliação médica.

Em decorrência deste novo protocolo de atendimento, a Sesau informa que não haverá mais divulgação de casos suspeitos ou confirmados para a doença, sendo apenas informado casos graves, morte ou surtos da doença no Tocantins.

Segundo a Sesau, o Tocantins está preparado para atendimento de toda população, todos os 19 hospitais de referência foram capacitados, toda a rede de unidades básicas de saúde receberam orientações sobre a doença e foi estabelecido fluxo de transferência de pacientes graves para o Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaina e Gurupi. Os demais atendimentos serão feitos na cidade de origem conforme avaliação médica.

Falecimento de criança

A Sesau também informou através da nota, que fechou a investigação do caso da criança de oito anos que faleceu no dia 06 de agosto no Hospital Dona Regina, sendo a causa da morte “Pneumonia Bacteriana”. A amostra colhida e encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, deu negativo para contaminação de Influenza A (H1N1).