Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Júlio César Machado, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 03, com o prefeito do município de Formoso do Araguaia, Pedro Rezende Tavares, para apresentar a equipe da Fundação Cultural que acompanhará a obras de reforma do prédio onde será instalado o Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal – YNY HETO, Javaé e Karajá. A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Formoso.

A previsão é que os serviços de reforma sejam iniciados já na próxima semana, no prédio onde funcionou o primeiro posto de saúde do município, em 1971. Os trabalhos serão realizados em conjunto com os povos da Ilha do Bananal, sendo que os povos Javaé farão a pintura tradicional em algumas paredes do prédio e os Karajá, a confecção de alguns bancos tradicionais que também comporão o Museu. A empresa vencedora da licitação para execução da obras foi a Construtora Rio Glória Ltda.

A reforma do Museu é fruto do convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, e Governo Federal, através do Iphan, no valor de R$ 45 mil, sendo destes recursos, R$ 5 mil a contrapartida do Governo Estadual. O imóvel para instalação do Museu é da Prefeitura de Formoso do Araguaia e o acervo ficará por conta da Fundação Cultural do Tocantins.

O Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal tem como objetivo criar um espaço para divulgar a cultura indígena, contribuindo no processo de conscientização da preservação e conservação cultural e ambiental dos povos Javaé e Karajá, contribuindo também para o fortalecimento do turismo e a geração de renda das comunidades.

Reunião

Além do presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Júlio César Machado, e do prefeito de Formoso do Araguaia, Pedro Rezende Tavares, o encontro realizado, nesta quinta-feira, contou com a presença dos historiadores da Diretoria de Patrimônio da Fundação Cultural, Joana Euda Barbosa e Luciano Pereira da Silva, e do engenheiro Lúcio Paulo Magalhães; da secretária de Educação de Formoso do Araguaia, Cleusa de Paula; do cacique da Aldeia Canunanã, José Terrabi Javaé; do vereador de Formoso, Darci Javaé e do presidente da Associação dos Povos Javaé, Vanderson Suaré Javaé.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural