Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

A participação da quase totalidade da Assembleia Legislativa do Tocantins no palco principal da primeira reunião de trabalho do governo Carlos Henrique Gaguim, na manhã deste domingo, 13, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, foi uma prova clara de que o governador interino do Estado quer um governo de unidade, coalizão. Isso ficou comprovado pelo tom dos discursos das autoridades presentes.

A abertura a todas as linhas políticas, dos mais diversos segmentos, na condução do governo interino, e no subsequente mandato tampão do governo Gaguim, marcaram os discursos. “Temos a certeza de que esse governo será modelo, enxuto, articulado e sintonizado com todas as forças políticas. Temos aqui uma grande unidade, com o diálogo permanente”, disse o deputado estadual Stalin Bucar (PSDB), que abriu os discursos.

As palavras de Bucar ganharam reforço com o pronunciamento do deputado federal Laurez Moreira (PSB). “Aqui vemos a participação de toda a classe política, e essa união só resultará no crescimento da economia, com mais acesso para todos, mais saúde, educação, segurança pública, num diálogo mais perto com os necessitados”, ressaltou.

O senador João Ribeiro (PR) frisou o estilo próprio do novo governo. “É a primeira vez na história do Estado que um governo convoca, convida, todas as forças políticas à mesa, para discutir os problemas do Estado. Isso é o mais marcante. Temos aqui um governo de coalizão”, observou. Ele colocou à disposição do governo o trabalho da bancada federal para ajudar e incentivar a atração de novos recursos da União para o Estado.

Já o deputado estadual Júnior Coimbra, que assumirá em breve a presidência da Assembleia Legislativa, voltou a frisar o processo das eleições indiretas que deverão acontecer nos próximos dias. Ele sugeriu a formação de uma comissão para, já nesta segunda-feira, 14, visitar o TRE – Tribunal Regional Eleitoral, para convidá-lo a ser parceiro na “confecção do processo das eleições”.

O projeto que dispõe sobre a realização das eleições indiretas no Tocantins, de autoria do Executivo, teve aprovação na AL e também no TRE. As eleições servirão para oficializar o nome de Carlos Henrique Gaguim como o novo governador do Estado, com mandato até 31 de dezembro de 2010.

 

Fonte: Secom