Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A fim de orientar a nova equipe do governo em relação à prestação de contas, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Severiano Costandrade, reuniu-se na manhã deste domingo, 14, com todos os 55 novos membros do governo. O encontro não contou com a participação do governador Carlos Henrique Gaguim e foi realizado na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

A reunião se deu logo após ser apresentado aos secretários o levantamento da Secretaria do Planejamento cuja constatação é de que há um “furo de caixa” de cerca de R$ 800 milhões nas contas do Estado. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Antonio Lopes Braga Júnior, a conversa foi proveitosa . “Sabemos que temos a frustração de receitas e também despesas a pagar e estamos passando para que os secretários tenham consciência da situação”, afirmou o secretário, adiantando que até terça-feira, 16, novas medidas de contenção de gastos serão anunciadas.

Parceria

A presença do presidente do TCE no Palácio reforça o desejo do governador interino Carlos Gaguim de um melhor acompanhamento dos órgãos competentes aos atos do Executivo. Durante a semana, na quarta-feira, o governador visitou o Tribunal e pediu a colaboração da presidência em sua gestão. Para Severiano Costandrade, a reunião marca a aproximação de ambos no intuito de evitar falhas.

Como parte dessa relação, está previsto um curso de capacitação aos setores financeiros das secretarias. “Vamos desenvolver um curso junto com a Controladoria (do Estado) para orientar o setores financeiros dessas pastas para termos uma administração pública mais eficiente e eficaz”, destacou o presidente

Fonte: Secom