Meio Ambiente

O atual presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Stalin Beze Bucar, reuniu na tarde da última sexta-feira, 11, na sede do órgão, em Palmas, com todos os servidores para apresentação de metas e articulação dos projetos que pretende desenvolver durante o mandato do governo interino de Carlos Henrique Gaguim. O novo gestor é natural de Anápolis (GO) e graduado em direito pela Unirg – Universidade de Gurupi.

Na oportunidade, Stalim falou sobre o desafio de assumir a pasta do órgão ambiental do Estado. “Por ser o mais novo gestor que a instituição já teve, me sinto motivado a trabalhar de forma séria e honesta, espero poder mostrar com resultados positivos que o meu trabalho está compatível com a confiança em mim depositada”, ressaltou.

Destacou ainda, que uma de suas prioridades será agilizar os processos de regularização ambiental, afim de que todas as pendências burocráticas relativas às licenças, que estão em fase de análise, sejam finalizadas rapidamente, sempre observando as normas legais vigentes e dentro do o tripé: social, ambiental e econômico.

Com a proposta “Acelera Tocantins”, o novo governo quer focar na agilidade dos processos relativos aos empreendimentos, de pequeno, médio e grande porte, além da regularização das propriedades rurais que juntos compõem o grande eixo de desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Ainda nesta semana serão definidas estratégias para realização de um mutirão que vai otimizar a regularização ambiental no Estado.

A nova gestão também pretende prosseguir com atividades já desenvolvidas para a proteção e conservação dos recursos naturais. Dentre as ações que têm como foco a preservação ambiental e manejo sustentável dos recursos naturais destacam-se os trabalhos de apoio à pesquisa em Unidades de Conservação; manejo ordenado do capim dourado; os projetos: Quelônios do Tocantins e o monitoramento e conservação do pato-mergulhão; o incentivo aos municípios na implementação de ações ambientais para pontuação do ICMS Ecológico e ainda a implantação do Protocolo Municipal de Prevenção e Controle ao Uso do Fogo.

Fonte: Ascom Naturatins

Por: Redação

Tags: Meio Ambiente, Naturatins, Stalin Beze Bucar