Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) realiza nos dias 16 e 17 de setembro a IX Jornada de Iniciação Científica, com o tema “Difusão Da Ciência: Perspectivas Para Novos Conhecimentos”. A abertura do evento está marcada para dia 16 às 19h30min no Auditório Central da instituição.

A palestrante convidada é a jornalista Alicia Ivanissevich, que discorrerá sobre o tema do evento, dando ênfase nas formas mais eficazes de divulgar conhecimentos científicos para a sociedade, os instrumentos e a linguagem que devem ser usados e a função dos pesquisadores na socialização do saber.

A Jornada possui o objetivo de oportunizar aos universitários a possibilidade de apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos, além de incentivar a pesquisa e a divulgação da ciência nas grandes áreas de conhecimento (ciências agrárias, biológicas e da saúde, ciências humanas, ciências sociais aplicadas, exatas e engenharias).

Na quinta-feira, 17,  pela manhã, haverá as apresentações dos trabalhos científicos através de painéis. Os trabalhos serão avaliados e  escolhidos os três melhores de cada área. Cada um deles receberá o prêmio “Jovem Pesquisador”, que é oferecido pela Instituição todos os anos.

Alicia Ivanissevich

Alicia Ivanissevich é editora executiva desde 1997 da revista Ciência Hoje, publicação mensal do Instituto Ciência Hoje, vinculado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com 23 anos de profissão, a jornalista é reconhecida pelo empenho na divulgação científica através da mídia, resultando em várias publicações entre livros, artigos e noticias. Recentemente foi ganhadora do Prêmio José Reis de Jornalismo Científico (CNPq) de 2008, uma importante premiação concedida a iniciativas que contribuam significativamente para disseminar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação para o grande público.

Ivanissevich é graduada em Comunicação Social pela universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em divulgação científica pelo Wellcome Centre for Medical Science (Londres, Inglaterra), e também é consultora desde março de 2008 do programa semanal Globo Universidade, da Rede Globo de Televisão.

A palestra está prevista para abertura do evento, na noite de quarta (16/09) às 20h30min.