Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Governador Gaguim reunido com bancada federal em Brasilia Governador Gaguim reunido com bancada federal em Brasilia

Após a audiência com o ministro presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, o governador interino Carlos Gaguim reuniu a bancada federal tocantinense em um jantar de coalizão para pedir o apoio e união dos parlamentares na liberação de recursos para o Estado. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 15, em Brasília.

O anfitrião do jantar, o secretário de Representação Carlos Patrocínio, recebeu os parlamentares e o governador no Naoum Plaza Hotel, no plano piloto. “Estamos com um corpo técnico consideravelmente bom para acompanhar as dotações orçamentárias e os projetos em andamento no Congresso Nacional. Sempre que o governador estiver em Brasília, os parlamentares serão convidados para um almoço ou café da manhã com ele”, afirmou Patrocínio.

Compareceram os senadores João Ribeiro e Sadi Cassol, o secretário Estadual de Educação e Cultura, Leomar Quintanilha, e os deputados federais Moisés Avelino, Osvaldo Reis, Nilmar Ruiz, Laurez Moreira, Eduardo Gomes e Lázaro Botelho. Os prefeitos de Pedro Afonso, José Júlio Chagas, e de Tocantínia, Manoel Silvino, passaram pelo local para cumprimentar o governador, mas não ficaram para o jantar.

No encontro, o senador João Ribeiro foi eleito por unanimidade o novo coordenador da bancada federal. Ele assume o lugar de Leomar Quintanilha, que deixa o senado para assumir a Secretaria Estadual de Educação e Cultura. “Na verdade essa coordenação de bancada não é prêmio, mas carga de trabalho porque o coordenador tem a missão de defender os interesses de toda a bancada junto ao governo federal, de cuidar da aprovação do orçamento e da liberação de recursos para o Estado e municípios do Tocantins”, disse Ribeiro.

O governador também pediu coalizão para a busca de recursos através de emendas orçamentárias. “Sem a bancada federal, o Tocantins não vai sair da situação em que se encontra hoje. Os parlamentares nos ajudam na liberação de financiamentos. Noventa e cinco por cento dos recursos do Tocantins vieram (das emendas) de bancada para projetos de irrigação, construção de asfaltos, pontes, casas populares etc”, destacou Carlos Gaguim.

Unitins

Depois do jantar, os parlamentares assinaram um documento que será entregue pelo governador ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com os Governadores da Amazônia Legal, nesta quinta-feira, 17. O documento pede o recredenciamento da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, a realização do vestibular para 2010, a permissão para a cobrança de mensalidade para auto-sustentação dos cursos a distância e um prazo maior para as adequações exigidas pelo MEC – Ministério da Educação.

Fonte: Secom