Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Uma iniciativa do sargento Evaldo Santos e Silva, percussionista da Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins, deu origem ao “Projeto de Confecção de Tambores, Ritmos e Percussão” a base de material reciclável. O projeto de cunho social passará a ser desenvolvido a partir da próxima semana com alunos da rede de ensino de Palmas.

A ação acontece em parceria com a Fundação Cultural de Palmas. O projeto foi inscrito pelo sargento no ano de 2008 na Fundação através do Edital de Incentivo à Cultura, que visa apoiar projetos dessa natureza. Com a aprovação da idéia e liberação das verbas esse ano, Evaldo dará inicio às suas atividades.

A primeira escola beneficiada com o projeto será a Escola de Tempo Integral Marcos Freire, localizada no Assentamento São João. Os alunos interessados podem fazer sua inscrição na própria escola. As aulas iniciarão próxima terça-feira (22) nos períodos da manhã e tarde. Devendo acontecer sempre as terças e quintas-feiras com a duração de 80 horas/aula.

Nas oficinas ministradas os alunos aprenderão a produzir seu próprio instrumento de percussão e a manuseá-lo. Na produção serão utilizados troncos de árvores mortas recolhidas pelo próprio Sargento no lago de Palmas. Com essa atitude a madeira que seria queimada ou jogada fora poderá ser reaproveitada no projeto e o lago ficará mais limpo.

Há três anos sargento Evaldo realiza esse trabalho de limpeza do lago e também desenvolve o projeto social em seu próprio ateliê para o público interessado, tudo de forma gratuita. Através dessa parceria com a Fundação Cultural de Palmas a ação será estendida às escolas da rede de ensino de Palmas.

Dois colaboradores de peso auxiliarão Evaldo nas oficinas, o artesão, músico e percursionista Renato, além do cantor regional Dorivan. “Esse projeto tem o objetivo de tirar as crianças da rua e dar a elas uma ocupação, ao mesmo tempo em que terão a oportunidade de conhecer e tocar um instrumento, além de aprender um ofício”, declarou Sargento Evaldo.

Os diretores de escolas interessados em levar a iniciativa para seus alunos podem procurar a Fundação Cultural de Palmas e solicitar a inclusão no Projeto, sem ônus para a escola. Podem participar escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino.

No final de cada curso os alunos farão exposições e apresentações musicais com o material produzido, tanto na própria escola quanto em locais indicados pela Fundação Cultural. Esses instrumentos ficarão à disposição da Fundação para possíveis doações.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Polícia Militar