Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Maria Di Pietro

O governador interino Carlos Henrique Gaguim foi recebido pelo secretário-executivo adjunto da Casa Civil, Giles Carriconde, oportunidade em que entregou documentos pedindo o apoio do governo federal para o desenvolvimento do Estado. O encontro aconteceu na noite desta segunda-feira, 28, na sede provisória do governo federal, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Entre os pedidos, Gaguim solicitou o repasse da dívida da União no valor de R$ 500 milhões pela criação do Estado do Tocantins; a liberação de recursos firmados entre o Estado e a União para gestão de convênios; a retomada das obras da Eclusa do Lajeado e a implantação da Eclusa de Estreito (TO/MA), bem como, a inclusão das obras no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Gaguim pediu apoio na regulamentação da Lei nº 11.952/09, sobre a regularização fundiária de terras da União na Amazônia Legal; a transferência gratuita ao Estado das terras devolutas da União na faixa de 100 km de largura das rodovias Transamazônica e BR 153; o recredenciamento da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins; o consentimento para realização do Vestibular 2010 e a extensão do prazo para adequação das exigências do MEC – Ministério da Educação; a internacionalização do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e a implantação de um Porto Seco para interiorizar a importação e exportação no Estado.

Inicialmente, a audiência estava marcada com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Falamos com a ministra Dilma no evento (posse do ministro Alexandre Padilha, que ocorreu no período da tarde), mas como ela estava com o presidente Lula, nos encaminhou ao secretário adjunto (Giles Carriconde). Entregamos para ele esses projetos e esperamos que essas demandas aconteçam o mais rápido possível”, esclareceu Gaguim.

Acompanharam o governador na audiência os senadores João Ribeiro e Sadi Cassol e o secretário de Orçamento Participativo e Programas Especiais e presidente regional do PT/TO, Donizete Nogueira.

De acordo com o senador Sadi Cassol, “o governador Gaguim não está pedindo nada extra, está pedindo apenas aquilo que já é um compromisso do governo federal com o estado do Tocantins”. O senador João Ribeiro afirmou que o Tocantins tem o apoio da ministra. “Na hora em que o projeto de Estreito estiver pronto para licitação ou tiver pelo menos o projeto licitado, a ministra promete dar a ordem de serviço para liberar a Eclusa do Lajeado”, ratificou. Ainda de acordo com João Ribeiro, o governo do Estado deve fazer um levantamento das obras que estão em andamento e inclusas no PAC, para apresentar à Casa Civil e retomar as negociações.

Banco do Brasil

Antes da audiência na Casa Civil, o governador esteve com o diretor de Governo do Banco do Brasil, Sérgio Ricardo Nazaré, para negociar um empréstimo de R$ 173 milhões para pagamento de parte da dívida do Estado. O projeto de financiamento será enviado para aprovação na Assembléia Legislativa.

Carlos Gaguim recebe apoio de líderes do PMDB Nacional

A presidente nacional do PMDB, deputada federal Iris de Araújo, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, conversaram com o governador tocantinense e garantiram apoio da cúpula do partido ao governo de Carlos Henrique Gaguim.

Fonte: Secom