Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

O governador interino Carlos Henrique Gaguim visitou, na tarde deste sábado, 3, as instalações da antiga Assembleia Legislativa do Tocantins e a Residência Oficial do governador, acompanhado do prefeito de Palmas, Raul Filho, do secretário estadual da Educação, Leomar Quintanilha, dos secretários municipais de Governo, Darci Coelho, e Esporte, Kairo Bernardo, além do vereador Lúcio Campelo.

Carlos Gaguim disse ter ficado emocionado em relembrar o tempo em que trabalhou como funcionário no prédio da antiga Assembleia, há quase vinte anos. “Fico muito feliz em visitar esse local acompanhado de lideranças como o prefeito Raul Filho, que foi deputado estadual quando a Assembleia funcionava nestas instalações, do secretário Leomar Quintanilha e do secretário Darci Coelho, que foi vice-governador. Isso nos alegra muito, poder participar desses 21 anos do Tocantins, desse grande momento do Estado, que é histórico”, afirmou.

Para o prefeito Raul Filho, o resgate da história do Tocantins é uma ação fundamental do governo. “Tudo começou aqui, com os deputados constituintes, que fizeram a Constituição do Estado. Como primeiro vice-presidente da Casa, aqui demos nossa contribuição para que o Tocantins e Palmas fossem esse motivo de orgulho para todos nós”, disse o prefeito, que fez parte da primeira legislatura da Assembleia.

Na década de 80, Darci Coelho foi o presidente do comitê pró-criação do Estado do Tocantins, entidade que recolheu mais 80 mil assinaturas para a emenda popular reivindicando a criação do Tocantins. “Nós não imaginávamos que o Tocantins chegasse a esse grau de desenvolvimento, saindo daquela situação de completo abandono em que estava. Para se ter uma idéia, antes da criação do Estado, nós tínhamos apenas três cursos de formação de professores em toda área que é o Tocantins. Hoje nós temos diversas universidades, com cursos presenciais em grande parte das cidades tocantinenses”, comparou.

Revitalização

Os prédios da antiga Assembleia Legislativa e do antigo Palácio do Governo, o Palacinho, estão sendo restaurados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com apoio do governo estadual. As madeiras necessárias para a execução da obra foram doadas pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins. Os anexos da antiga AL também estão sendo revitalizados.

Após restaurado, o prédio do Palacinho abrigará um museu sobre a história do Tocantins. Já o prédio da antiga Assembleia servirá de espaço para divulgação da produção cultural tocantinense em todos os segmentos artísticos, como as artes plásticas e cênicas, música, literatura, artesanato, entre outros. Nos anexos da AL haverá dois mini auditórios, uma sala de exposição permanente e outra para exposições provisórias, um centro de apoio ao artista popular, além de espaços destinados a oficinas e workshops.

Fonte: Secom