Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

O governador interino Carlos Henrique Gaguim visitou, nesta quarta-feira, 7, as instalações da Kenerson General Optical – empresa sediada em Palmas que é representante exclusiva no Brasil da multinacional chinesa General Optical, terceiro maior grupo do mundo em fabricação de óculos. É aqui no Tocantins que a Kenerson monta e distribui óculos multimarcas para todo o território nacional, a partir de matéria-prima importada da China.

Durante a visita, o governador foi informado que a empresa vai iniciar, em novembro, a construção de uma fábrica da General Optical, no Distrito Industrial de Palmas. O empreendimento deve ser concluído em março de 2010, com capacidade para fabricar 5 mil óculos por dia, gerar 400 empregos diretos nas áreas de fabricação e montagem e alcançar faturamento mensal de R$ 10 milhões. Os investimentos na fábrica devem alcançar a marca dos R$ 6 milhões, aplicados em três etapas de construção de suas instalações físicas. Neste total, não estão incluídos os gastos com maquinários e outros bens.

Durante a visita, Carlos Gaguim lembrou de seu esforço para que a empresa se instalasse no Tocantins, após uma série de encontros que manteve, enquanto presidente da Assembleia Legislativa, com os executivos da General Optical, em São Paulo e na China. “A General Optical pode continuar contando com o nosso apoio, assim como, outros investidores, porque a geração de emprego e a qualificação profissional vai ser uma das prioridades do nosso governo”, disse Carlos Gaguim. A General Optical conta com incentivo de redução fiscal do governo, por meio do programa Proindústria.

O presidente da General Optical para a América Latina é um tocantinense da cidade de Araguacema, Tom Lyra, que assegurou que o grupo continuará contratando exclusivamente mão-de-obra local. Hoje, na montagem e distribuição de óculos, a empresa conta com 62 funcionários. A General Optical inovou em termos de mercado ao dar início ao licenciando de marcas de óculos de sol e de grau com o nome de personalidades das áreas da moda e do entretenimento.

Acompanharam a visita à General Optical o secretário da Indústria e Comércio, João Telmo Valduga; o ex-secretário da pasta, Eduardo Machado; e o deputado estadual José Viana.

Fonte: Secom