Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Glauber Matos Treinamento dos eletricistas da Celtins no clube da Arcel, em Palmas Treinamento dos eletricistas da Celtins no clube da Arcel, em Palmas

Um rodeio diferente movimenta o parque de exposições da cidade de Campo Grande, no próximo sábado, 17. No lugar de touros: postes de energia. E na montaria, "peões" nada convencionais: eletricistas. Tudo isso faz parte do 1º Rodeio de Eletricistas da Rede Energia - Xerife da Segurança que reúne equipes das 9 distribuidoras de energia da holding de 6 estados diferentes (TO, PA, MS, MT, SP e MG). O Tocantins marca presença com a equipe Jalapão, de eletricistas da Celtins. José Neto (de Dueré), Jailson Yan (Porto Nacional), Luiz Carlos (de Xambioá), Edmar José (de Colinas), Robson Vasconcelos (de Sítio Novo) e Marco Antonio (de Colméia) representam a empresa e o Estado no evento, após participarem de uma seletiva estadual.

As provas do evento testam a habilidade, agilidade e perícia dos eletricistas na execução de tarefas que fazem parte do dia-a-dia de trabalho destes profissionais. Todas as atividades são monitoradas e cronometradas por juízes que observam o cumprimento de normas técnicas e de segurança e que atribuem pontos a cada falha cometida pelos eletricistas. Ao final, ganha a equipe que tiver a menor pontuação. "Em uma só atividade a Celtins promove a troca de experiências entre as equipes, reforça a segurança no trabalho com uma competição saudável e ainda promove a integração do colaborador com seus colegas do trabalho", observa Alankardek Moreira, Superintendente Comercial e de Serviços Operacionais.

O evento faz parte da comemoração do Dia do Eletricista, 17 de outubro, e do Programa Ligado na Segurança. Além dos seis eletricistas, compõem a delegação da Celtins o padrinho da equipe, engº José Lúcio, a gerente de comunicação, Zenilda Drumond e os engenheiros, Sérgio Vinícius e Peterson Portela, que integram a equipe de juízes da competição. Os eletricistas ficam concentrados em Palmas até amanhã, quinta-feira, 15, quando seguem viagem para Campo Grande no início da manhã. A equipe vencedora participa da etapa nacional, em São Paulo, que será realizada em 2010.

Equipes:

Celtins - Equipe Jalapão - TO

Celpa - Equipe Poraquê - PA

Cemat - Equipe Xomanos - MT

Enersul - Equipe Tuiuiú - MS

Nacional - Equipe Tô Ligado - SP

Caiuá - Equipe Força de Elite - SP

Bragantina - Equipe Águias da Serra - MG e SP

Vale Paranapanema - Equipe Apoena - SP

Força e Luz do Oeste - Equipe Lobo Bravo - PR

Programação:

6:30h às 6:45h - Apresentação das equipes

6:45h às 7:00h - Palavra motivacional

7:00h às 7:30h - Café da manhã com a diretoria

7:30h às 7:45h - Concentração e ginástica laboral

7:45h às 8:00h - Entrada das equipes e agradecimento aos patrocinadores

8:00h às 8:16h - Entrada de Nossa Senhora

8:16h às 8:25h - Hasteamento de Bandeira

8:25h às 8:30h - Abertura oficial - Presidente da Rede Energia

8:30h às 12:00h - Competições

12:00h às 15:00h - Almoço e entrega dos prêmios

Fonte: Assessoria de Imprensa Celtins