Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A criançada de Palmeirante, no Tocantins, teve um dia cheio de atividades, com ginástica, educação, saúde, esporte, lazer, emissão de documentos, cidadania e muitos brindes. Foi mais uma etapa do Ceste Usina Social, que comemorou o dia das crianças na região, levando, no dia 10 de outubro, sábado, muita diversão e serviços para as famílias do município.

Durante um dia inteiro, na Escola Estadual João Aires Gabriel, as crianças participaram de atividades recreativas como jogos, cama elástica, bambolê, pintura, concurso de dança; saúde bucal e atividades educativas sobre meio ambiente e a Usina Hidrelétrica Estreito.

Foi destaque a Sala Ceste e suas atividades para informar e envolver as crianças sobre a implantação do empreendimento. No espaço, foi possível conhecer as estrutura da obra por meio da montagem de quebra-cabeça e a participação em jogos, gincanas e teatro lúdicos.

“O evento é para toda a família. Pais e filhos podem aproveitar um dia inteiro dedicado ao esporte, cidadania, educação, lazer e cultura aqui em Palmeirante”, declarou a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, durante a solenidade de abertura oficial do Ceste Usina Social.

Para a dona de casa Valdete Costa, o Ceste Usina Social representou a oportunidade única de tirar seus documentos e dar um pouco de diversão aos seus filhos. “Não é todo dia que podemos ter esses serviços. Tirei minha carteira de identidade aqui e ainda pude ver o sorriso de felicidade dos meus filhos a cada nova brincadeira que participavam”, comemorou.

Mais de 17 mil atendimentos foram oferecidos em um dia de atividade. Foram 2.232 atendimentos com ações de educação, 4.978 de saúde bucal, mais de 2 mil na área de cidadania, com emissões de carteiras de identidade, trabalho e CPF, mais de 8 mil nas áreas de lazer e cultura e mais de 1.500 brindes distribuídos..

Qualificação

O Ceste Usina Social também proporcionou educação voltada ao empreendedorismo de Palmeirante. Durante os dias 05 e 09 de outubro, foram oferecidos cinco cursos profissionalizantes para 133 formandos nas áreas de Administração Empresarial, Empreendedorismo Voltado para Mulheres, Curso de Vendas, Noções de Finanças e Empreendedorismo Rural.

Para o estudante Jeilton Nunes, aluno do curso de Administração Empresarial, a qualificação profissional chegou em boa hora. “Estou muito feliz com os cursos oferecidos. Poderei utilizar os ensinamentos aqui aprendidos e montar um negócio próprio”, disse.

O Ceste Usina Social 2009 está percorrendo os municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito e já contabiliza cerca de 50 mil atendimentos nos municípios de Goiatins, Barra do Ouro e Palmeirante, no Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito