Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O instituto de pesquisa Serpes - Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda - sediado em Goiânia, mas com forte atuação no mercado tocantinense, concluiu uma pesquisa de intenção de voto para a diretoria da OAB Tocantins, a pedido da chapa OAB Ética.

Com margem de erro de 4,52, o Serpes ouviu um universo de 400 advogados aptos a votarem no próximo dia 18 de novembro. As amostras foram distribuídas proporcionalmente de acordo com o peso do eleitorado em cada cidade, ficando assim: Palmas (262), Araguaina (38), Gurupi (62), Porto Nacional (11), Paraíso do Tocantins (14) e Colinas do Tocantins (13).

Na pesquisa espontânea, onde os advogados eram somente questionados se já tinham escolhido em que chapa votar, a chapa OAB Ética aparece com 36%, e a chapa OAB Participativa com 16,8%. O número de indecisos é de 45,5%.

Ao serem informados quais são as chapas concorrentes e quem preside cada uma delas, o resultado da pesquisa estimulada de intenção de voto para a diretoria da OAB-TO ficou da seguintes forma: A chapa OAB Ética, encabeçada por Ercílio Bezerra, com 45,8%, e a chapa OAB Participativa, encabeçada por Júlio Solimar, com 20,5%. E na estimulada a indecisão cai para 30,8%.

Os índices de rejeição dos dois candidatos são considerados desprezíveis pelos profissionais que trabalham com pesquisa. Júlio Solimar aparece com um índice mais elevado de rejeição, com exatos 10%, e o candidato à reeleição da Ordem dos Advogados, Ercílio Bezerra, vem com apenas 5,9%.

O responsável técnico pela realização da pesquisa foi o professor Antônio Lorenzo Martínez, diretor de Serpes. E a pesquisa foi realizada no período de 10 a 14 de outubro, usando como método o sorteio sistemático dentre os listados de cada cidade.