Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, deputado federal Eduardo Gomes (PSDB-TO), integra uma comitiva, composta por três deputados federais, que visita na Espanha projetos de captação de energia solar. O convite foi feito pela Solaria - Fairway: Logística sob Medida e o evento teve início neste domingo, 18, e segue até esta quarta-feira, 21.

Os parlamentares terão também encontro com o consórcio do trem de alta velocidade. Eduardo Gomes está interessado especificamente na tecnologia da energia solar. O objetivo do parlamentar tocantinense é viabilizar para o Estado um projeto de energia fotovoltaica de aproximadamente 300 milhões de euros. “O Tocantins corresponde aos Emirados Árabes do sol, enquanto lá há abundância de petróleo, aqui temos a energia solar à disposição”, ressaltou Eduardo Gomes.

A energia fotovoltaica ainda está em fase de pesquisa, mas esse tipo de energia já é usada tanto em grande como em pequena escala, sendo uma das fontes de energia mais baratas – quando já instalada -, limpas e ecologicamente corretas. No Brasil é bastante usada para o aquecimento da água e ainda rara para a obtenção de energia. O principal material utilizado para a fabricação de painéis é o silício. O Brasil possui 90% das reservas mundiais de silício economicamente aproveitáveis, o que deixa o país em uma posição cômoda para investir no desenvolvimento dessa tecnologia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Eduardo Gomes