Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana – Zona Rural, foi escolhida pela Controladoria Geral da União e o Instituto Cultural Maurício de Souza, em parceria com as Nações Unidas e o Governo Federal, para participar do projeto piloto “Um por todos e todos por um – Plantando Educação para Colher Cidadania”. O projeto iniciou no mês passado e segue até o segundo semestre de 2010. No Tocantins estão participando apenas duas escolas, sendo uma da rede estadual de ensino e a Luiz Nunes de Oliveira.

A coordenadora pedagógica da escola e do Projeto, Evanilsa Ribeiro, frisa que o projeto tem como principal objetivo despertar o senso de cidadania, da ética, de união e de responsabilidade entre todos os envolvidos no processo: educadores, alunos e família. “Promovemos ações para formar alunos/cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e capazes de defender seus direitos”.

Para implantar o projeto a escola recebeu todo o suporte pedagógico incluindo o livro do professor e do aluno, além de jogos pedagógicos diversificados. “Após o primeiro módulo notamos a diferença, os alunos perceberam a importância da ética e da cidadania no convívio familiar, escolar e social”. Evanilsa cita que o primeiro reflexo do projeto no comportamento dos estudantes está relacionado ao patrimônio escolar. “Notamos que eles passaram a preservar melhor e com isso caiu o número de depredações dentro da escola”.

A coordenadora defende que devido ao projeto trabalhar com questões éticas e morais, os alunos estão aprendendo e com isso propiciando um ambiente mais harmonioso. “Entendemos que a educação não se faz a curto prazo e estamos formando, por meio do projeto, cidadãos para o futuro”.

O primeiro módulo trabalhou com a “Auto-Estima”, no segundo módulo, que começou recentemente, o tema é “Somos todos Diferentes”. “Primeiro foi trabalhado para o aluno se conhecer e com isso se respeitar e agora serão abordadas as diferenças de cada um”.

A ação é desenvolvida nas aulas de filosofia, artes, educação ambiental, e outras disciplinas. Para novembro a escola realizará uma apresentação com a participação de todos os alunos, onde será mostrado tudo que aprenderam nestes dois meses.

O projeto é voltado para as turmas do 2º ao 9º ano, ao todo são 350 alunos com idade entre 5 a 14 anos.

Fonte: Ascop