Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Promover a conservação e a renovação dos estoques pesqueiros do rio Caiapó. Foi com esse objetivo que o presidente do Naturatins, Stalin Beze Bucar, e o presidente da Colônia de Pescadores V5 Copesca de Araguacema, Hélio Pereira, assinaram na manhã desta terça-feira, 27, no Clube Ceará Dance, em Araguacema, o Termo de cooperação técnica para a implantação do projeto de conservação do rio Caiapó.

O termo de cooperação trata-se de um acordo mútuo entre as partes que visa, sobretudo, garantir a preservação da fauna aquática da bacia do rio Caiapó e seus lagos, dentro do perímetro do município de Araguacema. Esse instrumento busca também a recuperação da mata ciliar e APP – Área de Preservação Permanente que já está em processo de devastação, fato que colabora e acentua o assoreamento do manancial.

Dentro das obrigações das partes, estabelecidas no termo, destacam-se a definição de metas para conservação do rio, a recuperação da mata ciliar, fiscalização, execução de políticas voltadas para a educação ambiental com as comunidades do entorno do rio e o plantio de mudas nativas na APP durante a vigência do termo.

Em tom de apelo o prefeito de Araguacema, João Paulo Filho, conclamou os pescadores e a comunidade de modo geral, que necessitam da pesca como única fonte de renda da família, a se engajar na luta pela conservação do manancial. “Precisamos de mecanismos que alavanquem a economia da nossa região, e para isso cada um deve fazer o dever de casa e fiscalizar”, completou o prefeito.

Já o presidente do Naturatins, Stalin Júnior, enfatizou que o órgão está à disposição de todos os que desejam colaborar com o meio ambiente, e ressaltou que para que o resultado das ações seja satisfatório é necessário que todos se comportem como agentes ambientais, denunciando as irregularidades à Instituição.

Ao fim da solenidade o presidente anunciou a doação de seis metros cúbicos de madeira serrada para a prefeitura de Araguacema executar obras civis no município, e entregou o plano de ação do Projeto Quelônios para 2010.

Prestigiaram e apoiaram o evento o prefeito municipal de Araguacema, João Paulo Filho, o superintendente regional do IBAMA, Joaquim Montelo, os presidentes das cooperativas de pescadores de Araguacema e Conceição do Araguaia entre outros. Cerca de 150 pessoas da comunidade local marcaram presença.

Fonte: Ascom Naturatins