Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

A partir deste domingo, 1º de novembro, os produtores rurais já podem vacinar seu rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) contra a febre aftosa. O lançamento oficial da segunda etapa da campanha ocorreu na manhã de ontem, sábado, 31, na fazenda Bom Jesus, próximo ao município de Novo Alegre, região Sudeste do Estado, e contou com a participação de centenas de produtores rurais.

Representando o governador, Carlos Henrique Gaguim, o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, José Luciano Azevedo, falou na ocasião sobre a nova conquista dos tocantinenses com a isenção da vacinação de animais acima de 24 meses na etapa de novembro. “Essa é uma vitória dos produtores e do sistema de Defesa Sanitária, mas temos que continuar cumprindo as determinações, vacinando os animais com menos de 24 meses em novembro e novamente na etapa de maio, juntamente com o restante do rebanho. Isto manterá a febre aftosa longe dos nossos pastos”, explicou o presidente.

O superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca, completou que a manutenção desta condição de vacinação parcial irá consolidar num futuro bem próximo a retirada total da imunização no Tocantins. “Até lá o produtor deve continuar imunizando seu rebanho, tendo cuidado com a qualidade da vacina, com a temperatura, com a declaração dos animais, entre outras normas. Isto só vai nos trazer benefícios econômicos”, pontuou, elogiando o trabalho da Adapec. “É um órgão muito estruturado, com servidores dedicados e que fez do sistema de Defesa Agropecuária um dos melhores do País”, disse.

O proprietário da Fazenda Bom Jesus, Almir dos Santos, expressou o pensamento de muitos produtores que têm papel fundamental na luta contra a febre aftosa. “Eu lembro bem quando a febre aftosa ocorria na década de 60 e trazia muitos prejuízos econômicos. Por isso é tão importante vacinar os animais”, disse o pecuarista, acrescentando que recebeu com muita satisfação a notícia da retirada parcial da vacinação, que garantirá uma economia de 70% na sua propriedade com relação à campanha de maio. “Vou investir este dinheiro que economizarei na vacinação, na propriedade, na recuperação de pastos, por exemplo”, disse.

Vacinação parcial

Além do Tocantins, também vacinam parcialmente o rebanho em uma das duas etapas que ocorrem durante o ano, os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

De acordo com o Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nesta segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa devem ser vacinados cerca de 170 milhões de bovinos e bubalinos em todo o Brasil.

Campanha

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa tem início no dia 1º e finda no dia 30 de novembro. Nesta etapa é obrigatória a imunização apenas dos animais, declarados na campanha de maio, com até 24 meses. Com isto, serão vacinados somente cerca de três milhões de cabeças dos mais de mais de sete milhões de animais existentes no Tocantins.

Segundo informou a Central de Selagem de Vacinas Veterinárias do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, até o último dia 30 de outubro mais de 760 mil doses de vacinas já haviam sido disponibilizadas para o Tocantins para esta etapa.

Depois de vacinar o rebanho, o produtor deve declarar seus animais imunizados e não imunizados no escritório da Adapec onde sua ficha cadastral é movimentada. Caso não imunize seus animais em idade vacinal, o produtor será multado no valor de R$ 5,32 por cabeça, e R$ 127,69 por propriedade não declarada.

Fonte: Ascom Adapec