Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A equipe do SAG - Serviço Agrícola Ganadero do Chile – chega ao Tocantins nesta terça-feira, dia 3, para a inspeção do Serviço de Defesa Agropecuária. O técnico chileno será acompanhado por um inspetor da SFA - Superintendência Federal da Agricultura do Tocantins e por inspetores da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária. Eles visitarão escritórios e barreiras da Agência, além de propriedades rurais.

Segundo o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, a vistoria é de praxe para a autorização da exportação de carne para aquele mercado. “Eles querem ter certeza de que o nosso sistema é competente na prevenção, identificação e controle de doenças da área animal, assim como se as propriedades rurais cumprem o que determina a legislação federal para a criação de animais, como o uso de antibióticos”, explica o presidente.

Para o superintendente Federal da Agricultura, Jalbas Manduca, a expectativa é a melhor possível para a visita da missão chilena ao Estado. “O Tocantins já provou que tem um sistema de Defesa eficiente. Estamos confiantes de que a auditoria chilena será favorável para o Estado e que em um prazo muito curto poderemos exportar para o Chile”, falou em entrevista para a Adapec.

De acordo com a coordenadora de Sanidade Animal, Marilene Nesso, as unidades da Adapec já estão prontas para receber o técnico chileno. “Preparamos os relatórios que podem ser solicitados com as informações necessárias para a inspeção”, comentou.

Dados

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Tocantins está habilitado para exportar carne, produtos e subprodutos para mais de 130 países.

De acordo com o Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Chile compra carne dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Fonte: Ascom Adapec