Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Dicom/AL

A entrega de títulos de Cidadão Tocantinense e os discursos emocionados marcaram a sessão solene, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 4, na Assembleia Legislativa. Foram homenageados pelos serviços prestados para o Estado, na área da Educação, os professores Fidêncio Bogo, Margarida Lemos Gonçalves e José Hidasi. Os projetos são de autoria dos deputados Josi Nunes (PMDB), Eli Borges (PMDB) e Marcelo Lelis (PV) respectivamente.

A professora Margarida Lemos foi a primeira a ser agraciada com o título de cidadania, entregue pelo deputado Eli Borges (PMDB). A professora fez um breve histórico de sua trajetória no Tocantins e relembrou os 60 anos dedicados à Educação e aos serviços missionários. Ela fez questão de mencionar os primeiros trabalhos desenvolvidos nas cidades de Tocantínia, Natividade e Lajeado e recordou o apoio de todos os companheiros de jornada, obreiros, evangélicos e professores amigos, dedicando a eles o título recebido.

O segundo a receber a honraria foi o professor Fidêncio Bogo. Em seu pronunciamento, o também escritor agradeceu aos deputados, amigos, familiares e alunos pelo reconhecimento dos seus 54 anos de magistério e enfatizou o empenho na busca pela capacitação da categoria e da educação continuada dos jovens e crianças, desde sua chegada em Natividade, no ano de 1976.

O deputado Marcelo Lelis (PV) entregou o título de cidadão tocantinense ao terceiro homenageado do dia, professor José Hidasi. O parlamentar ressaltou a relevância do reconhecimento ao professor, devido à sua formação acadêmica, e também salientou a importância dos seus trabalhos na área ambiental, através da criação e reestruturação de 14 museus brasileiros, dentre eles um em Araguatins e o Museu de Zoologia de Porto Nacional resgatando a história e riquezas naturais dessas regiões.

No final do evento, o professor Hidasi expressou seu contentamento em receber o título e aproveitou a oportunidade para enfatizar o carinho que tem pelo Tocantins e os planos para o Estado, como a construção de um grande museu de biodiversidade em Palmas. A solenidade foi prestigiada por parlamentares, secretários do Estado e do município, além de dezenas de educadores e familiares.

Deputados reforçam importância de professores e médicos

As categorias profissionais dos professores e médicos também foram homenageadas durante a sessão solene, com discursos em reconhecimento à contribuição das classes para o desenvolvimento do Estado.

Em seu pronunciamento, a líder do governo, deputada Josi Nunes (PMDB), lembrou dos desafios enfrentados na missão de melhorar continuamente a educação, como a obtenção de uma universidade estadual pública e gratuita. Quanto às conquistas já alcançadas, Josi lembrou do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) da classe, bem como fato de o Tocantins pagar, de acordo com ela, o segundo melhor salário para os professores do País.

Já o deputado Paulo Roberto (PR) usou a tribuna para fazer uma homenagem à professora "Irmã" Martha Mesquita. A pedagoga e religiosa francesa que reside desde 1980 em Porto Nacional trabalhou no tradicional Colégio Sagrado Coração de Jesus como professora, tesoureira, coordenadora e vice-diretora, além de lecionar na Fafing (Faculdade de Filosofia do Norte Goiano).

Fonte: Dicom/AL