Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Promover um momento de contato com a natureza e criar um novo conceito nas exposições fotográficas em Palmas são alguns dos objetivos que motivaram o fotógrafo da Unitins, Rodolfo Ward, a realizar a exposição “Flores Tropicais: estações e sensações das flores de Palmas – Plantando flores e colhendo vidas”, que vai mostrar espécies como helicônias, alpínias, jade, originária da polinésia, mas que se adaptou completamente ao clima tocantinense, dentre outras. A vernissage inicia nessa sexta-feira, 6, a partir das 20 horas, na Galeria Magenta.

Segundo Ward, essa ideia surgiu quando ele começou a se dedicar à produção autoral, buscando um estilo próprio e trabalhando com temas mais ligados ao seu cotidiano. “Eu estava trabalhando no campo, que é um ambiente completamente diferente da cidade, e tive uma relação mais próxima com a natureza, como se fosse uma troca e isso é algo que não vivenciamos com freqüência e foi isso que eu quis trazer para as pessoas”, ressaltou o fotógrafo.

Durante sua primeira exposição exclusiva, Ward pretende mostrar os detalhes das flores capturados por sua câmera, mas também criar o ambiente que o inspirou: durante a exposição, os visitantes poderão conhecer instalações que reproduzirão os ambientes naturais em que as plantas foram fotografadas. “Eu resgatei um fragmento daquele momento que eu estava vivendo e trouxe para essa exposição para que as pessoas possam sentir um pouco daquilo que eu senti”.

Além de proporcionar esse momento de lazer e contato com a natureza, a exposição tem uma função social e outra ambiental: é que parte do que for arrecadado com a venda dos quadros será doado para o setor de oncologia do Hospital Geral de Palmas e também serão distribuídas cerca de 300 mudas das flores que fazem parte da exposição. “Eu quero tornar isso muito maior do que só uma exposição fotográfica com quadros na parede”, explicou Ward.

A exposição de flores tropicais já compôs a programação de eventos como a Agrotins 2009 e do Fica – Festival Internacional de Cinema Ambiental, que acontece na Cidade de Goiás. Alguns exemplares também podem ser vistos no hall da reitoria da Unitins. Para o próximo ano, o fotógrafo está preparando alguns temas que abrangem a cidade e a ideia é realizar uma exposição a cada mês.

“Flores tropicais: estações e sensações das flores de Palmas – Plantando flores e colhendo vidas”, curadoria de Edgarso Arenas, fica em exposição até o dia 27 de novembro, na galeria Magenta, na 104 Sul, Av. NS 2, Conjunto 2, Sala 1. O público pode visitar o local de segunda a sexta, das 12h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Fonte: Ascom Unitins