Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O deputado estadual Marcelo Lelis (PV), antigo desafeto político do prefeito Raul Filho (PT), com quem disputou a Prefeitura de Palmas, voltou sua artilharia contra o petista, acusando a prefeitura de utilizar propaganda falsa sobre as obras que estão sendo realizadas no município. O parlamentar “verde” fez um longo discurso da tribuna que deixou deputada Solange Duailibe (PT), primeira-dama da Capital, vermelha de indignação com as críticas endereçadas ao marido. A primeira-dama entende que Lelis foi muito agressivo em seu pronunciamento.

Lelis apresentou um requerimento solicitando que a presidência da Casa oficie o prefeito Raul Filho, solicitando o cronograma de execução e entrega das obras de drenagem e pavimentação asfáltica do município. O parlamentar justificou o seu pedido alegando que, no mês de outubro, a prefeitura divulgou a realização do “maior programa de pavimentação asfáltica dos últimos tempos, o que corresponde, segundo eles (prefeito e equipe), a três milhões de metros quadros de asfalto, o que beneficiaria a todas as regiões da cidade”.

Para Lelis, tudo isso não passa de propaganda enganosa. Ele sustenta que desde a época da eleição do ano passado, as valas estão abertas e as manilhas despejadas nas quadras continuam no mesmo lugar até hoje, “trazendo lama e poeira para toda população”.

O deputado lembrou as irregularidades apontadas, em março deste ano, pela Controladoria Geral da União, o que obrigou a prefeitura a realizar nova licitação das obras de drenagem de água pluvial e de pavimentação nas quadras 305,405 e 605 Sul e de parte do Jardim Aureny III.

Dentre outros pontos criticados, Lelis destacou nova propaganda dizendo que a prefeitura, nos últimos seis anos, reduziu a pobreza de Palmas em mais de 80%, o que é considerada uma “inverdade“ pelo deputado, ao citar outras obras que estão paralisadas na cidade. Para encerrar o seu discurso, ele recorreu às palavras do filósofo alemão Nietzsche, que em sua obra “O viajante e sua sombra” o seguinte: “quando nós expressamos uma idéia, devemos lhe conferir um pé direito e um pé esquerdo. Que a verdade pode manter-se num pé só, mas com dois pés ela poderá caminhar e seguir o seu caminho”.

Reação de Solange

A deputada Solange Duailibe reagiu dizendo que as obras estão em andamento e que ficaram paralisadas por um pequeno tempo por causa do problema com as obras do PAC. Ela reconheceu que existem problemas “contornáveis” em algumas quadras. “Eu até me assustei com o pronunciamento do deputado Marcelo Lelis; acho que ele foi agressivo”.

Sobre a redução do índice criticado por Lelis, ela disse que os dados não são da prefeitura, mas da Fundação Getúlio Vargas, e que o seu colega de parlamento está rebatendo uma pesquisa realizada por uma instituição conceituada nacionalmente e que tem muita credibilidade.