Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Considerada uma das maiores obras em andamento do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC do Governo Federal, e que vem cumprindo rigorosamente seu cronograma, a Usina Hidrelétrica Estreito avança em mais uma etapa de sua construção, dessa vez na montagem eletromecânica na casa de força, onde ficarão as oito turbinas geradoras de energia. Essa etapa, que implica na montagem de peças e equipamentos hidromecânicos necessários ao funcionamento da casa de força, teve na ultima semana, um importante passo concretizado, com a descida do primeiro predistribuidor no “poço”, nome dado ao local onde ficará a turbina.

Esta importante peça pesando aproximadamente 170 toneladas e medindo 5m de altura e 16m de diâmetro, será responsável pela distribuição homogênea da água para dentro da turbina. Por meio de 24 palhetas distribuídas radialmente o predistribuidor guiará a água para que as hélices da turbina realizem o movimento que resultará na geração de energia.

De acordo com o Gerente de Obras do Consórcio Estreito Energia (Ceste), o engenheiro Massilon Gomes, a descida de importantes peças como predistribuidor no poço, materializa o início da montagem da primeira unidade geradora na casa de força. “Isso nos permitirá uma próxima etapa, a de concretagem do poço para que, no início de 2010, comece de fato a montagem da primeira turbina”, declarou.

Entendendo

As turbinas ficarão localizadas na casa de força que precisa ser preparada para recebê-las. Da mesma forma, todo o trajeto da água que passará pela turbina é planejado. Para a água chegar às turbinas serão feitos e montados tubos. Após passar pelas turbinas, a água sairá por outros tubos, chamados tubos de sucção, que devolvem a água ao rio em seu curso natural.

Também serão montadas na casa de força as grades de proteção, chapas de aço que têm o objetivo de reter a entrada de troncos de árvores ou quaisquer outros materiais que possam impedir o funcionamento da turbina. A mesma água que chega até a turbina é a que sai, retornando ao curso do rio sem carregar consigo qualquer espécie de resíduo, motivo pelo qual a energia gerada por meio de hidrelétrica é considerada limpa.

Toda montagem eletromecânica é realizada pelo Consórcio Eletromecânico Estreito (Ceme), formado pelas empresas Voith e Alstom Power e que foi contratado pelo Ceste.

A Usina de Estreito é uma obra de utilidade pública realizada com investimentos privados da ordem de R$ 3,6 bilhões. Quando entrar em operação total a UHE Estreito terá a capacidade de gerar 1.087 megawatts de energia, o que é suficiente para atender a uma cidade com 4 milhões de habitantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito