Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), coordena neste final de semana na Capital a realização do programa Útero é Vida. O programa é realizado pela CNA/Senar/FAET e é desenvolvido desde fevereiro deste ano em todo o Brasil. No Estado, o programa já percorreu 19 municípios com um número de 3.330 atendimentos. Kátia tem coordenado o programa em todos os Estados do País. Na próxima semana, o programa será realizado em Araguaina. Na Capital, neste sábado, o Útero é Vida acontece na Quadra 605 Norte (Antiga 72), na Creche Semear. Já no domingo,15, no Centro Comunitário do Setor Marly Camargo - região Sul da capital.

O programa Útero é Vida é elaborado especialmente para as mulheres do meio rural. Em sua realização, a senadora Kátia Abreu coordena a elaboração, num só dia, de cerca de 150 exames de prevenção do câncer do colo uterino - o papanicolau. O exame gratuito é feito em mulheres do campo que são transportadas de suas moradias (fazendas, assentamentos, povoados) até o local do atendimento. Além disso, elas têm a oportunidade de um dia de beleza, quando profissionais cuidam de seus cabelos, recebem um kit contendo produtos de higiene pessoal e ainda, monitores são disponibilizados para cuidar de seus filhos enquanto são atendidas pelas equipes de saúde.

Do Programa

O lançamento nacional aconteceu no município de Augustinópolis, em fevereiro deste ano e 306 mulheres fizeram o exame. Depois, no município de Piraquê foram mais 103 exames, totalizando 409 atendimentos. Destes, infelizmente, 366 exames (89%) apresentaram algum tipo de inflamação e dois casos de câncer foram detectados.

Na segunda etapa, o Programa totalizou 1.285 exames quando percorreu os municípios de Nova Olinda, Darcinópolis, Wanderlândia, São Bento, Riachinho e Ananás. Já na 3ª etapa, os municípios de Sampaio e Esperantina atenderam mais 360 mulheres. Depois aconteceu nos municípios de Itaguatins, São Miguel, Sítio Novo, Axixá, Praia Norte e Araguatins que somaram cerca de 1000 exames. E, as últimas edições atenderam os municípios Campos lindos, Goiatins e Barra do Ouro.

Até agora foram 19 municípios com mais de 3.330 exames efetuados. O Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural tem o objetivo de diminuir as dificuldades com relação a atendimentos básicos na área de saúde para as mulheres rurais através da promoção de ações de sensibilização, conscientização e mobilização como palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, higiene pessoal e principalmente realizando exame preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero - papanicolau - em mulheres em idade reprodutiva e posteriormente encaminhamento dos resultados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Kátia Abreu