Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Trata-se da implantação do projeto de Padronização Contábil de todo o Sistema Indústria, tendo o Tocantins como um dos estados pioneiros nesta novidade que irá colocar o sistema dentro da ordem mundial de transparência e comparabilidade de informações econômico-financeiras.

O novo sistema prevê a contabilidade cada vez mais baseada em unidade, explica José Mauro Teles, gerente de operações financeiras da CNI, que juntamente com Ricardo Gaffrée, gerente executivo da área compartilhada de finanças, e Wilson José da Silva, consultor contábil e financeiro do Sistema Indústria, apresentaram os novos procedimentos aos colaboradores dos departamentos financeiro, arrecadação, contabilidade, jurídico e administrativo da Fieto representados pela coordenadora do Projeto no Tocantins Alessandra Martins.

A Padronização Contábil para todo o Sistema Indústria (com base na nova lei 11638/2007) está prevista para o início do próximo ano, o que coloca o setor em destaque visto que este passo para a modernização será dado antes mesmo do poder público, que tem prevista sua padronização para 2012.

“Fizemos o alinhamento do que a lei manda fazer, o que é a boa prática de mercado e o que a nova legislação pede, e enquadramos nossos procedimentos contábeis dentro desses três dispositivos. Este passo irá trazer uma uniformização ao procedimento contábil para o mundo e nós, do sistema indústria, estamos antecipando a aplicação da lei já prevendo os seus benefícios e modernidades nos nossos balanços.”, acrescenta José Mauro.

Toda a legislação que regia o sistema contábil data de 1964 e o foco estava defasado. Hoje, essa nova legislação traz uma contabilidade moderna com um olhar mais para o futuro, alinhando as práticas nacionais com as já existentes na Europa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto