Estado

Depois de seis meses de capacitação, as aulas do Projovem Trabalhador terminam amanhã, terça-feira, 17, encerrando um ciclo que beneficiou 4 mil jovens de 18 a 29 anos. 79 cidades do Tocantins agora podem contar com jovens qualificados, aptos para o mercado de trabalho.

Essa foi a segunda vez que o programa desenvolveu-se no Tocantins. No ano passado, com a nomenclatura de Juventude Cidadã- 1º Emprego, qualificou 3 mil jovens em 23 municípios. Em 2009, a meta física aumentou e a distribuição de vagas foi realizada com o intuito de beneficiar um número maior de pessoas.

Os cursos foram divididos nos municípios respeitando as necessidades locais. As áreas da formação foram definidas através de audiências públicas realizadas em cinco regiões. Na ocasião, a opinião dos gestores e dos representantes das cidades foi decisiva para a distribuição das vagas.

Foram ministrados cursos nas áreas de Administração, Beleza e Estética, Gestão Pública e Terceiro Setor, Madeira e Móveis, Vestuário, Metal Mecânica e Telemática. Depois de qualificados, a Sejuv tem a responsabilidade de inserir pelo menos 30% desses jovens no mercado de trabalho. Com o diploma na mão a chance de sucesso neste processo é maior.

Mas para facilitar ainda mais, a Sejuv firmou parcerias com a Setas- Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e com o Prodivino. Com a primeira, a intenção é utilizar o Sine como canal intermediador do jovem e o empresário promovendo a inserção do jovem no mercado formal. Já o segundo, proporciona uma linha de microcrédito específica, com taxas de juros diferenciadas, que possibilita a obtenção de um empréstimo de até R$ 1500 para abertura de seu negócio próprio.

O Projovem Trabalhador é um programa da União, desenvolvido no Tocantins pelo Governo do Estado, por meio da Sejuv - Secretaria Estadual da Juventude. A finalidade do programa é facilitar o acesso do jovem ao primeiro emprego através de qualificação profissional. Além dos cursos, os jovens também recebiam uma bolsa-auxílio mensal de R$ 100.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Por: Redação

Tags: Estado, Prodivino, Projovem Trabalhador, Sejuv, Setas