Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foram 12 palavras para que a estudante do Centro de Atendimento Integrado a Criança de Palmas - CAIC, Mariana Borges da Silva, chegasse à vitória. Ela concorreu com outros 25 estudantes de 13 escolas da rede pública de ensino do Tocantins. Ao todo oito municípios chegaram a etapa estadual, a seletiva aconteceu na tarde da última terça-feira, 17 na sede das Organizações Jaime Câmara.

“E a palavra é ...”, a cada repetição da frase a sala onde acontecia a soletração ia se esvaziando, o nervosismo tomou conta dos três primeiros convocados a soletrar. A primeira a dizer adeus foi à estudante da Escola de Tempo Integra Padre Josimo, Luana Melo. “Me preparei bastante, sei que tinha chances, mas fiquei muito nervosa, infelizmente não deu”, contou Luana.

Melhor para quem ainda aguardava, mas os estudantes foram um a um escorregando na gramática, trocaram S por Z, e acabaram deixando a acentuação gráfica pelo caminho. Os quatro últimos que ficaram na disputa foram até a 12° rodada de palavras, quando a finalista foi conhecida. E pela segunda vez consecutiva a família Borges da Silva vai para o programa Caldeirão do Hulk, participar do quadro ‘Soletrando’. Neste ano a irmã de Mariana, Isabel Borges da Silva foi a representante do estado no programa, em 2010 a missão continua. “Minha irmã me ensinou muita coisa, mas estudei bastante, e vou continuar estudando até o ano que vem. Estou muito feliz por representar o Tocantins”, comemorou Mariana. Isabel Borges, contou que estava mais nervosa que a irmã, mas sabia que as chances eram boas. “Sempre acreditei nela, Mariana é muito dedicada”, disse Isabel.

A diretora da escola, Vânia Ribeiro, destacou que o resultado é fruto de todos. “É um orgulho para o CAIC, pela segunda vez o colégio participa, nós fizemos um trabalho com muita seriedade. Os professores fizeram acompanhamento e deram atenção especial à Mariana, estamos muito contentes”, completou Vânia.

Soletrando

O Caldeirão do Huck fez uma parceria com o Instituto Ayrton Senna e lançou o Soletrando, um campeonato de soletração que vai reunir estudantes de todo o Brasil. Os concorrentes vão defender as cores de seus Estados no palco do programa, além de concorrer ao primeiro lugar, garantindo, assim, uma bolsa-estudo que irá financiar todo seu curso superior.

Os 27 alunos vencedores viajam ao Rio de Janeiro para participar da primeira etapa nacional do quadro, devidamente acompanhados por um responsável e pelo representante da sua escola. Nove se classificam para a fase semifinal a ser realizada também durante o Programa, no segundo trimestre de 2010, em data a ser oportunamente informada pela TV Globo.

O vencedor será aquele que soletrar corretamente todas as palavras e não for eliminado. O grande ganhador do campeonato nacional de soletração irá receber como prêmio a importância de R$ 100 mil, que servirá como incentivo à formação educacional do menor, a critério dos responsáveis do mesmo.

Fonte: Ascom Seduc