Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Termina na próxima terça-feira, 24, a sexta etapa de mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural no Tocantins. Desta vez, a emissão gratuita de documentos atende a população rural de municípios dos territórios da cidadania do Jalapão e Sudeste do Tocantins.

Serão expedidos cadastros de pessoa física (CPF), carteiras de identidade e de trabalho, certidões de nascimento, inscrições no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), entre outros atendimentos de cidadania.

Os trabalhos da sexta etapa começaram dia 13 de novembro e já foram beneficiados agricultores familiares de Chapada de Natividade, Pindorama e Ponte Alta do Tocantins. Os próximos municípios a serem visitados pela equipe do programa são: Mateiros (20 e 21/11), Lagoa do Tocantins (22 e 23/11) e Santa Tereza do Tocantins (24/11).

Os mutirões são desenvolvidos pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e pelo Incra do Tocantins, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Secretaria Estadual de Segurança Pública, prefeituras e sindicatos de trabalhadores rurais.

Levantamento realizado até 9 de outubro deste ano contabilizou a emissão, no Tocantins, de 11.286 documentos durante os mutirões do Programa. As ações ocorreram em 28 municípios dos territórios da cidadania do Bico do Papagaio, Sudeste e do Jalapão. A meta é encerrar 2009 com 14,5 mil documentos, atendendo 40 municípios tocantinenses.

Fonte: Assessoria de Imprensa Incra