Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva

O Tocantins foi um dos principais destaques da Festa dos Estados 2009, considerada uma das maiores vitrines da culinária, folclore, música e artesanato da América Latina, aberta nesta sexta-feira, 20, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, na Região Sul de Brasília.

O evento contou com a presença do governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, da primeira-dama Rose Amorim, do presidente da Fundação Cultural do Estado, Sérgio Augusto Lorentino, da defensora pública geral, Estela Maris Postal, do secretário de Representação do Estado em Brasília e presidente do Fonare (Fórum Nacional dos Representantes dos Estados em Brasília), Carlos Patrocínio e do subsecretário Evandro Campelo, e demais autoridades.

O governador Carlos Henrique Gaguim, que dividiu a festa com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, mostrou-se maravilhado com a participação do Estado na Festa. “O Tocantins não poderia ficar de fora desta Festa apesar da crise que o Estado enfrenta, com a redução no seu orçamento, contando neste evento também com a ajuda da Secretaria de Representação, e a partir do próximo ano estaremos colocando efetivamente nossa cultura, não só capim dourado como as peças artesanais das quebradeiras de coco e uma série de eventos”, ressaltou o Governador. Para a primeira-dama Rose Amorim, é de uma importância muito grande estar apresentando o artesanato e a cultura do Estado para as pessoas de fora prestigiarem.

Para o presidente da FCT, Sérgio Augusto Pereira Lorentino, o evento já em sua primeira noite foi um sucesso de vendas para o Estado e comprova o potencial dos artesãos e peças produzidas no Tocantins, principalmente o capim dourado. “Buscamos estes produtos diretamente nas comunidades da região do Jalapão e a nossa expectativa de vendas é muito positiva. Todos os produtos estão com selo certificado pela Fundação Cultural e artesãos, originários das próprias comunidades, e as pessoas que adquirirem estas peças estarão comprando produtos genuínos e o resultado social e econômico para as comunidades é muito grande”, disse Lorentino.

A XX Festa dos Estados prosseguirá até domingo, 22. Participam este ano da festa os seguintes estados: Acre, Bahia, Ceará Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e Tocantins. Na abertura oficial, nesta sexta-feira, houve desfile das delegações estaduais que participam do evento.

O estande

Convidado para participar da Festa pela sexta vez consecutiva, o Estado do Tocantins mostrou, novamente, nesta edição do evento a beleza da sua cultura com a exposição de mais de 3 mil peças de artesanato de capim dourado, jatobá, cerâmica, bucha, palha de buriti e material orgânico originário de Mateiros, Mumbuca, Ananás, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Palmas, Taquruçu, Lizarda e do Povoado da Prata, além da paçoca e do biscoito de amor-perfeito de Natividade.

O brilho do evento mais uma vez ficou por conta do artesanato produzido em capim dourado, o que fez com que o estande do Tocantins, montado pela Fundação Cultural do Estado, fosse o mais visitado durante toda a noite desta sexta-feira, resultando na venda de cerca de R$ 5 mil em produtos artesanais tocantinenses. O dinheiro arrecadado será repassado integralmente para as associações e artesãos.

A aposentada Marli Cunha do Rio de Janeiro ficou encantada com a beleza das peças em capim dourado. “Lindo demais, nunca tinha visto trabalho artesanal como este, estou apaixonada pelo capim dourado, o Tocantins está de parabéns”, ressaltou.

O estande recebeu a visita do Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e do vice Paulo Octavio Alves Pereira, além do Governador Carlos Gaguim, da primeira-dama Rose Amorim e demais autoridades que receberam kits com produtos artesanais do presidente da FCT, Sérgio Augusto Lorentino.

Além do artesanato e comidas típicas, a Fundação Cultural do Estado levou para a Festa a exposição fotográfica “Vivências e Sentidos”, composta por 20 obras, que detalha o patrimônio cultural do Estado, como as manifestações culturais, as comunidades indígenas e quilombolas, os costumes e os roteiros turísticos do Tocantins.

Fonte: Ascom Fundação Cultural