Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins através da Secretaria da Segurança Pública participará nos dias 26 e 27 - quinta e sexta-feira, da XXXIII Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Pública do Meio Norte - COMEN. O evento acontecerá na cidade de Macapá, a partir das 9 horas desta quinta. O Presidente do Conselho Aldo Alves Ferreira fará a abertura da solenidade, onde reunirá as autoridades restritamente ligadas à Segurança Pública dos estados que compõem o COMEN: Pará, Piauí, Maranhão, Amapá e o Tocantins, todos integrantes do colegiado.

O Conselho de Segurança do Meio Norte foi criado por iniciativa do Ministério da Justiça, introduzindo uma nova forma de combate à criminalidade interestadual, por meio da integração das forças policiais da União e dos Estados, na perseguição dos mesmos ideais e objetivos. Foi a Resolução Intergovernamental nº 01, de 15 de janeiro de 1997, que materializou o conselho, selando um compromisso de efetivo combate à criminalidade além-fronteiras.

O Comen tem por objetivo promover no âmbito regional a troca de informações e experiências, bem como realizar o planejamento integrado e a coordenação de ações de defesa do cidadão e de interesse comum.

O principal momento do evento será assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre, o Estado do Tocantins através da Secretaria da Segurança Pública com os Estados que compõe o Colegiado. O termo de Cooperação Técnica reforça a sintonia, parceria e integração entre os Estados, fortalecendo o combate a criminalidade nas regiões de fronteira, possibilitando a ampliação e agilidade dos trabalhos policiais. O Termo representa a formalização do apoio da Secretaria Nacional de Segurança Publica e Ministério da Justiça reconhecendo as ações vitoriosas desencadeadas pelo Conselho de Segurança do Meio Norte – COMEN.

O Comem tem como representantes do Ministério da Justiça, o secretário Nacional de Segurança Pública, o diretor de Assuntos de Segurança Pública e os superintendentes das polícias Federais e Rodoviários Federal, enquanto os estados são representados pelos secretários de Segurança Pública e os chefes da Policia Civil Comandante-Gerais da Policia Militar, todos na qualidade de conselheiros. Em cada estado-membro funcionam núcleos regionais, sob uma coordenação estadual, responsáveis pelo planejamento e desencadeamento operacional, integrados por representantes das quatro corporações policiais, Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária.

A presidência do colegiado é exercida por um dos secretários de Segurança Pública ou cargos equivalentes, eleito por seus membros para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzido, assessorado por uma secretaria executiva. O atual presidente é o secretário de Segurança Pública do Macapá, Aldo Alves Ferreira.

O Superintendente da Polícia Civil do Tocantins, Gilson Sousa Silva, é o Conselheiro do Estado do Tocantins, e o núcleo tocantinense é coordenado pelo delegado de Polícia Civil e subsecretário da Segurança Publica do Estado Juscelino Cardoso da Mota.