Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O deputado estadual José Geraldo de Melo (PTB-TO) defende reunir a diretoria do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pelas obras da Usina Hidrelétrica de Estreito e o grupo de impactados da região de Palmeirantes, que reclama que a empresa deixou sem indenização alguns grupos daquela região.

“Apesar de todo o desenvolvimento que está sendo gerado pela Usina de Estreito, promovendo empregos, riquezas e mais energia para o Brasil, não podemos nos esquecer das comunidades que estão sofrendo os impactos ambientais naquela região”, disse o deputado.

José Geraldo acompanhou a comitiva de parlamentares que visitou a usina ontem, quarta-feira, 26. Na semana passada ele participou de audiência pública no município de Palmeirantes, onde ouviu os impactados. “Ouvimos quase 100 pessoas, que disseram que, de forma pacífica, farão manifestação para não deixar nenhuma obra continuar no município até que esta situação seja resolvida”, alertou.

Na tribuna da Assembleia Legislativa, José Geraldo defendeu ainda a permanência da contrapartida de 0,5% de compensação ambiental para os Estados do Tocantins e Maranhão, e não para o Estado da Bahia, conforme foi anunciado pelo Instituto Chico Mendes e o Ibama, responsáveis pela destinação desta contrapartida.

“A obra está avaliada em 3 bilhões, isto significa que serão cerca de 18 milhões de compensação ambiental, dinheiro que poderia ser utilizado para sanear as necessidades dos impactados e melhorar sua qualidade de vida”, concluiu o deputado, convocando todos os pares a fazer gestão junto aos órgãos ambientais e ao governo para solucionar este impasse.

Da redação com informações Assessoria José Geraldo