Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Cláudio Frascari

Foto: Cláudio Frascari

 A Academia Gurupiense de Letras (AGL), realiza amanhã, sábado, 28, sessão solene para comemorar os seus dez anos de fundação. Na oportunidade, será empossada a nova diretoria que irá comandar os destinos da entidade no biênio 1010-2011. 

A direção ficou assim constituída: Ana Márcia Barros (presidente); João Gomes da Silva (vice-presidente); Zacarias Martins (secretário-executivo); J Ribamar dos Santos (tesoureiro) e Gil Correia (Orador Oficial). Como suplentes da diretoria assumirão Eliosmar Veloso e Paulo Henrique Costa Mattos. Ja no conselho fiscal tomarão posse como titulares os acadêmicos Ednéa Rezende, Maria de Jesus Souza Lima e Deusderes Alves Acácio. Na suplência ficaram José Maciel de Brito; Wita Maria da Luz Souza e Marcus Tullius Cícero Loureiro.

Perfil da presidente

A nova presidente da AGL, Ana Márcia Barros, é natural de Goiânia (GO), onde nasceu aos 18 dias do mês de outubro de 1965. Poeta e cronista, estreou oficialmente no mundo da literatura, em meados de 1998, quando participou da “Antologia Literária Internacional Del'Secchi”, organizada em Vassouras (RJ), por Roberto de Castro Del'Secch. Nesse mesmo ano, participou da “Antologia Mensageiro em Prosa & Verso”, publicada em Porto Alegre (RS), pelo editor Arthur Filho. Já em 1999, participou do livro “2º Encontro de Escritores”, publicado pela Livraria e Editora Borck, da cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga. Também nesse mesmo ano, teve trabalhos inseridos no primeiro volume da “Antologia Literária” da Universidade do Paraná - Unipar e no Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi. É verbete no “Dicionário Biobibliográfico de Autores Brasileiros Contemporâneos”, publicado em 1997 em Teresina (PI), sob a organização de Adrião Neto, da Academia Piauiense de Letras.

Nova Imortal

Além da posse da diretoria, também será empossada nesse dia, a escritora Marilde de Almeida Gomes, que ocupará a cadeira 26 deo quadro de Membros Efetivos da AGL. Narual de Dueré, Marilde de Almeida Gomes é graduada em Letras pelo Centro Universitário Unirg, e autora do livro “Quase todos: segredos de uma vida” (Ed. Kelps), publicado em 2008, onde reúne uma interessante seleção de crônicas autobiográficas. Seus pais, Hermínio Gomes de Almeida e Roberta Luiza Bezerra, ambos já falecidos, foram pioneiros de Dueré e muito contribuíram para sua emancipação política da cidade.

Noite de autógrafos

Ainda, na programação festiva, o professor Albenzio Eloy dos Santos. membro correspondente da AGL em Goiânia, fará o lançamento de seu primeiro livro, intitulado de "O Educador Itinerante", uma biografia romanceada de José Seabra Lemos, que, em vida, muito contribuiu com o setor educacional de Gurupi e região. Hoje, José Seabra Lemos é nome de uma das escolas estaduais da cidade. José Seabra Lemos também se destacou no setor educacional de Barreiras. O livro é prefaciado pela escritora Zefinha Louça, da Academia Tocantinense de Letras.

(Zacarias Martins)