Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fabiola Dias

Cerca de 14 mil tartarugas-da-amazônia e tracajás foram inseridos no rio Araguaia no município de Araguatins, extremo norte do Estado, por meio do Projeto Quelônios do Tocantins, ação que visa a preservação dessas espécies na Bacia Tocantins/Araguaia. O trabalho de conservação e preservação foi dividido nas duas bases de monitoramento do projeto no município.

Nesta última etapa foram soltos seis mil quelônios na praia do Falcão. As ações foram coordenadas pela equipe da Unidade Regional do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Araguatins, envolvendo representantes e a comunidade local. Na primeira etapa da soltura na base de monitoramento da região foram soltos oito mil quelônios na praia do Angical.

Na ocasião, participou da soltura o presidente do Naturatins, Stalin Beze Bucar, que afirmou ser uma grande satisfação ver de perto o envolvimento da comunidade na preservação das espécies, uma vez que sua gestão está pautada na conservação da fauna e flora tocantinense.

Segundo o gerente da unidade, Mauro Antonio, desde o final do mês de maio as equipes técnicas estão atuando no acompanhamento dos animais, que consiste na identificação das covas, cuidados com a desova e monitoramento dos ovos e filhotes.

Nesta etapa houve um diferencial. A equipe da unidade realizou educação ambiental com estudantes da rede municipal e estadual de ensino. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a base de monitoramento e ter noções ambientais quanto à preservação da espécie.

Satisfeita em participar da soltura e ainda conhecer o Projeto Quelônios, a aluna Emili Benício dos Santos, 8 anos, disse que quer estar na próxima soltura e ressaltou ainda que vai levar o que aprendeu aos amigos e familiares.

O projeto, que este ano completou 14 anos de atuação, já soltou mais de 800 mil filhotes. Ações que contribuíram para que os animais saíssem, em 2003, da lista de espécies ameaçadas a extinção.

Parceiros do Projeto em Araguatins

Apoiam o projeto a Cerealista Castanheira, Noble Invest, Egesa Emgenharia, Prefeitura municipal de Araguatins, Sinobras, Araguaia Center, Cerealista Araguatins, Pontal Materiais de Construção, Cosipar, Tobasa, Auto Posto Goiás, Cerâmica Taguatins, Auto Posto Sat, Aquiles da Areia e Veneza Comércio de Carnes.

Fonte: Ascom Naturatins