Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Para não perder o costume, o governador Carlos Gaguim soltou mais uma de suas pérolas, durante a solenidade de posse de mais três auxiliares de sua equipe: “O Barak Obana que se cuide”, referindo-se à Conferência do Clima, que acontecerá em Copenhague, a partir da próxima semana. “Vamos cobrar a nossa parte pela preservação da natureza”, comprometeu-se o governador.

O prefeito Raul Filho (PT), acompanhado da deputada Solange Duailibe (PT), primeira-dama de Palmas, chegou atrasado ao evento, quando o governador já estava discursando, momento que Gaguim elogiou a elegância da parlamentar petista, que trajava um fino vestido vermelho, de tonalidade vinho. E fez o seguinte comentário, para descontrair o público presente: “No nosso governo, às vezes, os protocolos não querem dizer nada; o importante é atender bem ao nosso povo”.

Gaguim destacou que o seu governo, por ser eminentemente municipalista, tem compromissos com os prefeitos e os empresários, para acelerar o Tocantins. Ele destacou o trabalho dos deputados ao lembrar que a Assembleia Legislativa do Tocantins foi a primeira do Brasil a aprovar o Orçamento do Estado para 2010. Disse que o governo precisa ser muito ágil porque o tempo é curto. Na linha desse raciocínio, Gaguim continua na sua luta “incansável” na busca de recursos para o Estado, que segundo avalia, está bem atendido pelo governo federal. “Não vamos descansar um minuto sequer”, emendou.

O governador recorreu a uma metáfora para dizer que vai colocar um tapete vermelho para receber os prefeitos, via Secretaria de Governo, quando se referia à missão do secretário Carlos Braga.

Sobre a política de contenção de gastos, sem comprometer o andamento das ações do governo, Gaguim garantiu que o Estado vai economizar ainda mais R$ 90 milhões. “Essa política vem dando certo e isso já pegou lá em Brasília”, sustentou. Ele afirmou que vai lançar o Selo Verde para a produção e para a matéria-prima tocantinenses.

(Gilson Cavalcante)