Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Carlos Henrique Gaguim recebeu, em seu gabinete, no Palácio Araguaia, ontem, quinta-feira, 03, empresários do grupo Solaria Brasil, empresa integrante da multinacional espanhola Solaria Energia y Meio Ambiente, que está presente em mais de 10 países, projetando, fabricando e instalando sistemas de geração de energia solar.

Na reunião, foi assinado um termo de intenções entre a empresa e o Governo do Estado com o objetivo de viabilizar a geração de energia solar no Tocantins por sistema de placas de captação do calor solar. De acordo com o sócio da empresa Saturnino Sérgio da Silva, em médio prazo o grupo estuda a viabilidade de instalar uma indústria de placas solares no Brasil, e o Tocantins será avaliado para ser a sede do empreendimento.

Segundo o governador, há interesse do Estado em implementar a parceria pelo viés sustentável da energia solar. “O Tocantins tem um grande potencial para a geração de energia solar e, além disso, tem muito interesse, por ser uma energia limpa, renovável. Somos um Estado amazônico e queremos promover o desenvolvimento, mas não a qualquer custo. Trabalhamos hoje pensando na geração do amanhã”, disse Carlos Gaguim. O Tocantins possui índice de incidência solar superior à média nacional, com média de 2.470 horas de insolação/ano.

Também estiveram presentes à audiência o vice-governador Eduardo Machado e representante da Fairway Logística e Transportes, grupo que fechou sociedade com a Solaria Brasil.

Fonte: Secom