Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) continua insistindo que o seu candidato ao governo em 2010 é mesmo o senador João Ribeiro (PR). Por outro lado, o presidente do diretório estadual do PMDB, deputado Osvaldo Reis, entende que o partido deve lançar candidatura própria e que o nome mais forte para a disputa é Gaguim.

“Pode ser um dos dois”, tergiversa o deputado peemedebista Eli Borges, para quem a escolha deve recair com base em pesquisas que estão sendo feitas. Ele acredita que até abril do próximo ano o candidato do grupo palaciano estará definido. “Esse assunto ainda é fruto de avaliação do sentimento popular”, pondera o parlamentar.

Borges diz que nutre um certo respeito pelo senador João Ribeiro, que, no seu entendimento, está preparado para governar o Estado.

Sobre a possibilidade de o PMDB não oferecer legenda para o ex-governador Marcelo Miranda disputar uma das duas vagas ao Senado, Borges garante que tudo não passa do campo das especulações. “O Tocantins e o PMDB respeitam o ex-governador Marcelo Miranda”, sustenta, lembrando que, caso João Ribeiro tenha condições de disputar o governo, as duas vagas de senador serão destinadas para Leomar Quintanilha e Marcelo Miranda.

Na visão da deputada Josi Nunes (PMDB), líder do governo na Casa, ainda é prematura a discussão ou avaliação sobre nomes para a disputa de 2010. Ela trabalha com a hipótese de, primeiramente, garantir e ampliar a base governista, incluindo nessa aliança o PT do prefeito Raul Filho, para depois entrar no mérito da escolha de candidatos ao Governo e ao Senado.

“Vou defender até o último momento a candidatura própria do nosso partido a governador, mas se não for cogitada a idéia de reeleição do nosso governador Gaguim, evidentemente que será um outro nome do nosso grupo”, pondera a líder, ao defender a ideia do presidente das Assembleia Legislativa, Júnior Coimbra (PMDB) de se formar um “chapão” tanto para a majoritária quando na proporcional. Uma tarefa árdua para os três primeiro meses do ano.