Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

O governador em exercício do Tocantins, Eduardo Machado (PDT), deu posse nesta terça-feira, 8, no Palácio Araguaia, a quatro membros da Comissão Multilateral de Estudos para a Reformulação e Reestruturação da Fundação Universidade do Tocantins – a Comissão Pró-Unitins. Assumiram funções na comissão o reitor interino da Unitins, Lívio William de Carvalho; o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Alvenir Lima e Silva; a servidora indicada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, Maria Luiza Nascimento, e o servidor indicado pela Assembleia Legislativa, Benedito dos Santos Gonçalves.

A Comissão Pró-Unitins é uma iniciativa do governador Carlos Henrique Gaguim, através do Decreto n° 3.897, e tem a finalidade de apresentar soluções para pendências da instituição, como sua natureza jurídica, o quadro de servidores com seus respectivos planos de cargos e salários, as fontes de recursos, além do convênio firmado com a empresa Educon.

Segundo Eduardo Machado, a própria criação da comissão indica que o governo está empenhado em solucionar o mais rápido possível as questões da Unitins. “Essa comissão vai nos dar o aconselhamento para as soluções definitivas ao problema da Unitns. Todos os sacrifícios serão feitos para que os alunos não sejam prejudicados”, disse o governador em exercício.

Segundo Lívio de Carvalho, a comissão deve realizar sua primeira reunião nesta quinta-feira, 10. “A comissão vai trabalhar e nos próximos 40 dias vamos estudar todas as possibilidades, incluindo a situação atual, as exigências do MEC, a situação dos alunos e apresentar o resultado ao governador”, afirmou o reitor. Na ocasião, serão empossados os outros três integrantes da comissão: o servidor indicado pelo Tribunal de Contas do Estado, Joaber Divino Macedo; o procurador de Justiça indicado pelo Ministério Público Estadual José Kasuo Otsuka e o procurador do Estado indicado pela Procuradoria Geral do Estado André Luiz de Matos Gonçalves. A designação de todos os integrantes do Conselho Pró-Unitins foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 8.

Também participaram da audiência sobre a Comissão-Pró Unitins a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Maria Fernanda Varanda, que contribuirá com os trabalhos da comissão; o secretário-chefe da Casa Civil, Antonio Lopes Braga Junior, e o subsecretario de Educação e Cultura, Galileu Marcos.

Fonte: Secom