Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

As provas para o concurso do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional serão realizadas neste domingo, 13/12. Candidatos de Estados sem o horário de verão devem ficar atentos ao horário oficial de Brasília. Pela manhã serão aplicadas as provas de nível superior, com abertura dos portões às 8h e pela tarde as provas de nível médio, com abertura dos portões às 14h.

Para candidatos do Tocantins, cuja diferença do fuso horário é de uma hora, a abertura dos portões será às 7h da manhã pelo horário local, com o início das provas às 8h no turno matutino. No turno vespertino, pelo horário local os portões serão abertos ao 13h e o início das provas às 14h.

São 36.776 candidatos concorrendo em diversas áreas de conhecimento para 117 vagas de nível superior e 70 vagas para nível médio. As remunerações são de R$ 3.257,22 e R$ 2.274,42 respectivamente. Para este concurso em especial, a Fundação Universa, executora do certame, organizou uma mega-estrutura de segurança-guarda-transporte das provas. Uma transportadora de valores (BRINCS) foi contratada para realizar a distribuição dos malotes de prova que sairão lacrados da gráfica. São 27 carros-forte, um para cada Estado, blindados e municiados de agentes de segurança responsáveis pela entrega dos malotes nos locais de prova simultaneamente. A Universa também encaminhou carta ao Ministério Público dos Estados, convidado para acompanhamento de aplicações das provas e conta com segurança específica dos locais de prova.

Palmas

Em Palmas, as provas serão realizadas para 682 candidatos, na Sociedade Visão de Ensino (Colégio Objetivo). O cargo mais concorrido é o de auxiliar administrativo. Para realizar as provas os candidatos devem apresentar documento de identidade e o comprovante de inscrição, que deve ser impresso do site da Fundação Universa (www.universa.org.br). Não é permitido portar qualquer aparelho eletrônico, (bip, telefone celular, relógio, walkman, aparelho portátil de armazenamento e de reprodução de músicas, vídeos e outros arquivos digitais, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, entre outros).