Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Valério Zelaya

O governador em exercício do Tocantins, Eduardo Machado, prestigiou, na manhã desta segunda-feira, 14, as comemorações alusivas ao Dia do Marinheiro cuja data simbólica é 13 de dezembro. O evento, promovido pela Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, reuniu autoridades militares, comunidade e estudantes na Praça Almirante Tamandaré, na 1004 Sul, em Palmas.

Eduardo Machado ressaltou, na ocasião, que a Marinha cumpre uma grande responsabilidade na preservação de uma das nossas maiores riquezas. “O Brasil é detentor de uma das maiores riquezas que o mundo atual conhece que são as águas e a Marinha merece ser homenageada porque cuida e preserva, além de ter todo o zelo com a nossa sociedade”, resumiu.

Para o comandante da instituição, capitão-de-fragata Arthur Mendes de Oliveira, a data é muito importante por fazer alusão ao dia do nascimento do patrono da Marinha, Marquez de Tamandaré, figura fundamental na consolidação das fronteiras brasileiras no século XIX. Para o comandante, a data traz ainda a oportunidade de repensar suas conquistas e responsabilidades. “No Brasil inteiro tivemos grandes avanços e aqui no Tocantins recebemos também estes reflexos com o aumento de investimentos para a nossa região para a aquisição de novos equipamentos e embarcações”.

A capitania no Estado é responsável pela Bacia Araguaia-Tocantins desde 2000. Responde pela segurança aquática em 415 municípios, com três unidades, divididas entre o Tocantins que é a sede, além de Brasília, Maranhão e Mato Grosso. O efetivo é formado por 110 militares com perspectiva de ampliação nos próximos cinco anos, informou o comandante.

Fonte: Secom