Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais, o sistema de monitoramento contínuo da presença do Aedes Aegypti, conhecido comercialmente como MI Dengue, está sendo implantando em Colinas do Tocantins. Nesta quarta-feira, 13, os técnicos da empresa responsável pelo sistema, Ecovec, juntamente com os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Colinas estarão instalando a Mosquitrap – armadilha desenvolvida para captura do Aedes Aegypti e do Aedes Albopictus, mosquitos vetores da Dengue e da Febre Amarela.

Com este sistema instalado em Colinas, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde pretende reduzir o índice de infestação do mosquito da Dengue no município. Para isso, as informações coletadas através da Mosquitrap serão inseridas em um banco de dados. Esta inserção ocorre através de um aparelho de celular diretamente ao banco de dados da Ecovec, e em seguida disponibilizada na página de acompanhamento da Prefeitura de Colinas.

De acordo com a secretária de Saúde de Colinas, Eliana Bastos, o MI Dengue irá possibilitar aos técnicos da Saúde que intensifiquem as ações de controle, de forma a melhor direcioná-las. “Com este novo sistema tornaremos nossas ações mais eficazes, rápidas e menos onerosas”, explica.

Para o prefeito José Santana Neto a implantação do MI Dengue em Colinas do Tocantins é um avanço, uma vez que é primordial investir na prevenção e controle da Dengue. O prefeito explica que com o monitoramento a Prefeitura poderá atuar na hora e no lugar correto e com a intensidade exata, evitando o desperdício de recursos.

Os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses estão sendo capacitados pela Ecovec desde a segunda-feira, 11, para que assim possam utilizar o sistema.

Entendendo o MI Dengue:

• Detecção e captura do vetor em sua fase adulta.

• Sistema de coleta e envio de dados em tempo real.

• Geração de índices entomológicos semanais.

• Extratos com priorização das áreas de maior e menor infestação.

• Mapas de infestação em tempo real, com informações sobre índices entomológicos e densidade populacional do vetor na área urbana do município.

• Detecção de vetores infectados com o vírus através da análise viral.

• Sistemas avançados de gestão e controle de processos através da metodologia Six Sigma.

• PED - Programa de Excelência da Dengue: programa de avaliação de metas e resultados.

Além de informações atualizadas a cada semana, o MI Dengue oferece orientação sobre as ações de controle e acompanhamento ininterrupto.

Fonte: Ascom Prefeitura de Colinas