Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O secretário da Educação e Cultura, e senador licenciado, Leomar Quintanilha, deu início ontem, quinta-feira, 14, em Nova Olinda, ao projeto Sociedade e Educação, que será desenvolvido até o fim deste mês em dez cidades de diversas Diretorias Regionais de Ensino (DRE’s). O principal objetivo do evento é diagnosticar os problemas que preocupam a área da Educação no Tocantins e apresentar soluções.

Profissionais da educação e representantes da sociedade civil apresentaram ao secretário, na ocasião, as conclusões dos grupos de trabalho que participaram do projeto, apontando as principais dificuldades do município. Entre outros temas, os grupos discutiram a valorização dos profissionais da Educação, acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, transporte escolar, evasão, indisciplina e o lazer de crianças, jovens e idosos.

A poluição das fontes de abastecimento de água da cidade também foi abordada, com os participantes sugerindo o plantio de árvores frutíferas e nativas para a recuperação dos rios da região e a conscientização dos proprietários rurais e urbanos, por meio de palestras e visitas in loco.

Ao finalizar a apresentação dos grupos, a chefe da Assessoria dos Sistemas Municipais de Educação da Seduc, Zaira Miranda, enfatizou o fato de Quintanilha ser representante no Tocantins da Organização das Nações Unida para a Infância (UNICEF). Zaira destacou que Quintanilha foi um dos principais responsáveis pela adesão de 130 prefeitos tocantinentes ao selo Unicef Município Aprovado, ação do projeto Agenda Criança Amazônia.

Em seguida, três dos servidores mais antigos da Educação em Nova Olinda receberam homenagem por serem pioneiros na história da área no Tocantins. Maria José Machado de Alencar, Zilda Freire de Castro e Ilton Vieira de Melo foram agraciados com um certificado de Honra ao Mérito e uma medalha, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

Para a prefeita Aparecida Vaz Rodrigues considerou que o evento ajudou a diagnosticar os principais problemas do município e disse contar com Quintanilha e com o governador Carlos Henrique Gaguim para saná-los. “Não apenas na Educação, mas também na Saúde”, ressaltou.

No encerramento, Leomar Quintanilha ressaltou o trabalho dos homenageados: “Nossos aposentados merecem o maior respeito de todos nós.” O secretário explicou que os debates realizados em Nova Olinda são uma forma de conscientizar a sociedade que a escola dá uma grande contribuição à família na formação dos cidadãos. “A sociedade precisa aprender a ter um respeito imenso pelos profissionais da Educação”, enfatizou Quintanilha.

Ao falar sobre a indisciplina dos estudantes, destacou o grande sucesso que o Centro de Ensino Médio de Palmas (CEM de Palmas), agora sob gestão da Polícia Militar, está fazendo junto à população. “Na manhã de hoje, havia uma grande confusão na frente do CEM, devido ao início das matrículas, com enorme procura por uma vaga. Isso provando que os pais e os estudantes consideram a gestão militar bastante proveitosa na formação dos futuros cidadãos.”

Quintanilha também afirmou que a escola é o mais importante instrumento de formação dos cidadãos e vem cumprindo a sua finalidade, graças à dedicação dos profissionais que atuam na Educação. “A nossa meta precisa ser alcançar a excelência, com esta vontade que os professores tem de ensinar os nossos filhos e os filhos dos outros.”

Para valorizar a categoria, lembrou que já mudou a progressão dos professores, beneficiando mais de 5 mil profissionais. Sobre o concurso, informou que os aprovados serão chamados de forma gradativa. “Espero conciliar a admissão dos concursados com os que já prestam serviço à Educação”, disse, lembrando que, com a inauguração de novas unidades, haverá necessidade de mais servidores.

Finalizando, Leomar Quintanilha agradeceu ao apoio da prefeita Aparecida Vaz Rodrigues e dos demais presentes. Nesta sexta-feira, o Sociedade e Educação será realizado em Filadélfia.

Fonte: Ascom Seduc